Robôs, batalhas épicas e turismo espacial. Os leitores brasileiros de ficção científica e fantasia terão um cardápio extenso e variado para as leituras do segundo semestre de 2024.
Autores consagrados no gênero, como George R. R. Martin e Martha Wells, têm obras que serão publicadas pela primeira vez no país. Autores celebrados por livros mais recentes, como Brandon Sanderson e John Scalzi, também terão novas traduções chegando a terras brasileiras.
Veja abaixo uma lista com alguns dos principais lançamentos literários para os próximos meses que podem agradar aos fãs dos gêneros capazes de transportar o leitor para outros mundos.
“Alerta Vermelho”, de Martha Wells (Ed. Aleph)
O livro, que ganha uma adaptação para a TV em breve na Apple TV+, conta a história de um robô criado para ser um assassino que não gosta muito da matança e gasta seu tempo com outras atividades. No entanto, tudo muda quando ele é enviado para uma missão em um outro planeta e precisa defender um grupo de humanos.
“Ao explorar os limites da inteligência artificial, intrigas políticas e questões como autonomia e identidade pessoal, Martha Wells transcende as fronteiras da ficção científica ao oferecer uma narrativa que seduz tanto entusiastas do gênero quanto leitores ávidos por uma história envolvente”, diz texto de divulgação da editora.
“Alerta Vermelho” (“All Systems Red”) foi lançado originalmente em 2017. O volume faz parte da série The Murderbot Diaries (os diários do robô assassino), que conta com sete livros. O primeiro da série chegou a receber os prêmios Hugo e Nebula de Best Novella (romance curto), dois dos principais prêmios de literatura de ficção científica e fantasia do mundo.
O livro chega ao Brasil em 2 de julho.
“Sacramentadora”, de Brandon Sanderson (Ed. Trama)
O terceiro volume da série Os Relatos da Guerra das Tempestades chega no segundo semestre de 2024. A saga de fantasia já tem outros dois volumes publicados no Brasil: “O Caminho dos Reis” e “Palavras de Radiância”.
Brandon Sanderson é um dos autores de fantasia e ficção científica mais bem sucedidos dos últimos anos. O autor, dono de uma obra extensa, já foi vencedor do Hugo Awards e coleciona uma série de indicações a prêmios do gênero. A editora ainda não divulgou a data da publicação no Brasil.
“Contrapeso”, de Djuna (Ed. Suma)
A forte cultura corporativa sul-coreana e o turismo espacial inspiram uma ficção científica cyberpunk. Na história, uma grande empresa, chamada LK, trabalha na construção de um elevador para a órbita da Terra. No planeta, o elevador parte da ilha ficcional de Patusan, que acaba se tornando um ponto turístico. No espaço, o ascensor é sustentado por lixo espacial (o tal contrapeso do título).
Djuna é o pseudônimo de um autor sul-coerano. O escritor contou, em entrevista à revista Wired, que o nome é uma referência ao autor norte-americano Djuna Barnes. Na mesma entrevista, o coreano diz que o pseudônimo ganhou a preferência dos editores, que o adotaram sem discutir com o autor. Hoje, ele diz gostar de usar Djuna por se parecer com o nome de um ídolo de K-pop (gênero de música pop sul-coreano que ganhou o mundo).
A previsão da editora é de que o “Contrapeso” seja lançado no Brasil em setembro.
“Um encantamento delicado”, de Allison Saft (Ed. Seguinte)
Nessa fantasia, a personagem Niamh, costureira que é capaz de fazer roupas com as melhores emoções e memórias dos clientes, enfrenta os nobres de um reino fictício para viver uma história de amor com um príncipe.
O livro é a tradução de “A Fragile Enchantment” e deve chegar ao Brasil em outubro deste ano.
“Porto estelar”, de George R. R. Martin (Ed. Suma)
Em formato de HQ (história em quadrinhos), a obra é adaptada de um roteiro escrito por George R. R. Martin, famoso pelos livros da série As Crônicas de Gelo e Fogo, mais conhecida pelo primeiro livro, “Guerra dos Tronos” (Game of Thrones), que deu origem à série de sucesso da HBO.
A ficção científica acompanha os acontecimentos após a Terra ser convidada a fazer parte de um coletivo interestelar com outras 314 espécies alienígenas.
George Martin é um dos principais autores de fantasia e ficção científica da atualidade. O autor já venceu 4 prêmios Hugo e 2 Nebula.
A HQ deve chegar ao país em novembro.
“A Sociedade de Preservação dos Kaiju”, de John Scalzi (Ed. Aleph)
A tradução de “The Kaiju Preservation Society”, lançado originalmente em 2022, deve chegar ao Brasil em setembro.
Na obra, o prolífico John Scalzi, autor dos livros da série Guerra do Velho, conta a história de uma sociedade criada para preservar os kaiju, monstros parecidos com dinossauros que habitam um plata Terra alternativo, de outra dimensão.
“Cinco lâminas partidas”, de Mai Corland (Ed. Galera)
O livro abre a série As Lâminas Partidas, da escritora coerana-americana Mai Corland. A história é uma fantasia épica que reúne vingança, assassinatos e traição em um reino fictício.
A obra estreou entre os mais vendidos do jornal norte-americano The New York Times e ficou por três semanas consecutivas na lista.
A previsão é que o livro seja publicado em 29 de julho.
Compartilhe: