Salvador é o destino turístico que os brasileiros mais têm interesse em visitar neste ano em viagens a lazer. É o que aponta uma pesquisa divulgada nesta segunda-feira (22) pelo Ministério do Turismo junto do Ministério dos Portos e Aeroportos.
De 15 destinos nacionais listados, a capital baiana é a que mais desperta interesse de ser visitada pelos brasileiros. Fernando de Noronha e Rio de Janeiro completam o pódio.
Segundo a mesma pesquisa, realizada pelo Instituto de Pesquisa em Reputação e Imagem (IPRI), 43% dos brasileiros devem fazer uma viagem de lazer neste ano. Das regiões mais cogitadas para as viagens, o Nordeste sai na frente com 47% de preferência, seguido pelo Sudeste, com 38%.
Apesar disso, São Paulo e Rio de Janeiro empatam entre os estados mais cogitados para as viagens, em que aparecem com 15% cada, seguido pela Bahia (11%) e Ceará (9%).
Divulgada em Brasília em evento sobre o balanço aeroportuário em 2023 com presença do Ministro do Turismo Celso Sabino, a pesquisa ainda aponta que a atração preferida dos brasileiros é onde há sol e praia. Locais que envolvem natureza e ecoturismo vêm em segundo lugar, seguido por atrações motivadas por saúde e bem-estar.
A seguir, confira o ranking dos destinos turísticos de mais interesse pelos brasileiros e também as atrações mais buscadas:
Destinos turísticos nacionais que os brasileiros possuem mais interesse em visitar em 2024:
- Salvador (BA)
- Fernando de Noronha (PE)
- Rio de Janeiro (RJ)
- Lençóis Maranhenses (MA)
- Florianópolis (SC)
- Foz do Iguaçu (PR)
- Maragogi (AL)
- Bonito (MS)
- Chapada dos Veadeiros (GO)
- Ilha de Marajó (PA)
- Campina Grande (PB)
- Manaus (AM)
- Jalapão (TO)
- Monte Roraima (RR)
- Alter do Chão (PA)
Atrações turísticas preferidas dos brasileiros:
- Sol e praia
- Natureza e ecoturismo
- Saúde e bem-estar
- Aventura
- Religioso/Espiritual
- Cultural/Histórico
- Rural/Campo
- Diversão noturna
- Gastronômico
- Compras
- Esportes
- Frio
A pesquisa foi feita com 2.029 entrevistados, sendo eles cidadãos das 27 Unidades da Federação a partir de 16 anos.
Compartilhe: