O romance vencedor do Prêmio José Saramago 2024, “Morramos ao menos no porto”, do escritor português Francisco Mota Saraiva, chega ao Brasil no ano que vem.
O livro, publicado em Portugal pela Porto Editora, chegará ao Brasil pela Biblioteca Azul, selo da Globo Livros. A obra conta uma história de amor, relatada em primeira pessoa, marcada por um acontecimento forte.
Nascido em 1988, em Coimbra, Saraiva é o mais recente laureado com o Prêmio José Saramago. Jurista e consultor, formado em Direito pela Universidade Nova de Lisboa, seu romance de estreia foi publicado em 2023 em Portugal, “Aqui onde canto e ardo”, ainda inédito no Brasil.
O Prêmio Literário José Saramago foi criado para celebrar a atribuição do Prêmio Nobel de Literatura de 1998 ao escritor português José Saramago. Desde então, diversos autores de língua portuguesa já receberam o prêmio, dentre escritores portugueses, brasileiros e um angolano – como José Luís Peixoto, Valter Hugo Mãe, Ondjaki, Gonçalo M.Tavares e Rafael Gallo.