O Prêmio Jabuti 2025 fará parte da celebração que ocorre no Rio de Janeiro, cidade escolhida pela Unesco para receber o título de Capital Mundial do Livro neste ano.
A Câmara Brasileira do Livro (CBL) anunciou, nesta quinta-feira (27), as iniciativas que serão realizadas como parte da programação na capital carioca, como encontros com os autores e editores premiados pelo Jabuti, a participação do Prêmio Jabuti na Bienal Internacional do Livro do Rio, e a divulgação internacional de obras brasileiras premiadas, impulsionada pela Unesco.
Além disso, o Prêmio Jabuti também fará uma premiação excepcional como parte do evento: um júri selecionado definirá o vencedor do Jabuti Especial. Informações sobre formação do júri e inscrições para este prêmio extraordinário serão divulgadas em 23 de abril – data em que o Rio de Janeiro assume oficialmente o título de Capital Mundial do Livro.
Novidades do Prêmio Jabuti 2025
A 67ª edição do prêmio, que acontecerá em novembro, traz como objetivo reforçar a presença e a divulgação das obras brasileiras no exterior.
“Temos percebido no público internacional um interesse muito grande pelos prêmios brasileiros”, disse Hubert Alqueres, curador do prêmio e vice-presidente da CBL. “A gente sente um interesse crescente. Tanto que, em todas as feiras em que participamos, temos aumentado a área de exibição do Jabuti.”
Para isso, o Jabuti marcará presença em feiras literárias internacionais, além dos eventos nacionais. Já estão confirmadas neste circuito a Bienal Internacional do Livro de São Paulo, a Feira do Livro de Londres, a Feira do Livro Infantil e Juvenil de Bolonha, a Feira do Livro de Bogotá, a Feira do Livro de Buenos Aires e a Feira do Livro de Frankfurt.
A viagem que faz parte do prêmio de Livro do Ano também ganhou um novo destino: a Feira do Livro de Londres – iniciativa que faz parte do Ano da Cultura Brasil/Reino Unido. Nos anos anteriores, o vencedor ganhava passagens para a Feira do Livro de Frankfurt.
“A ideia é fazer um rodízio [entre as feiras literárias internacionais], apresentando o Jabuti nessas diferentes feiras com os premiados”, explicou Alqueres.
As categorias de premiação seguem as mesmas do ano passado, e a CBL reiterou que a inscrição de livros feitos com auxílio de inteligência artificial segue vetada até que a questão seja definida e regulamentada pela legislação brasileira.
“Existe um texto tramitando em Brasília e nós estamos acompanhando isso. Nosso trabalho é garantir que este texto inclua o respeito e direito de pagamento dos direitos autorais”, disse Sevani Matos, presidente da CBL. “Enquanto no Brasil não tivermos uma lei, um texto escrito para garantir os direitos autorais de autores brasileiros, não podemos considerar IA como uma categoria do prêmio. Quando isso estiver na lei brasileira, teremos uma categoria para IA.”
Inscrições para o Prêmio Jabuti 2025
As inscrições para a edição deste ano do Prêmio Jabuti foram abertas às 12h desta quinta-feira (27) e seguirão abertas até às 18h de 15 de maio. A CBL disponibiliza ainda um prazo para que os autores possam obter desconto na taxa de inscrição promocional; inscrições para esta modalidade estarão abertas até 25 de abril.
Essa mesma data marca também o final da consulta pública para os jurados da premiação.
A escolha da personalidade literária que será celebrada nesta edição será divulgada em agosto. E a divulgação dos semifinalistas e finalistas do prêmio ocorre entre outubro e novembro.
Categorias do Prêmio Jabuti 2025
Literatura
- Conto
- Crônica
- História em quadrinhos
- Infantil
- Juvenil
- Poesia
- Romance de entretenimento
- Romance literário
Não-Ficção
- Artes
- Biografia e reportagem
- Economia criativa
- Educação
- Negócios
- Saúde e Bem-Estar
Produção Editorial
- Capa
- Ilustração
- Projeto gráfico
- Tradução
Inovações
- Escritor estreante — Poesia
- Escritor estreante — Romance
- Fomento à leitura
- Livro brasileiro publicado no exterior
Veja quais foram os livros de ficção mais vendidos no Brasil em 2024