Governo estadual anunciou sobre a troca de empresa nesta segunda
O governador Jerônimo Rodrigues (PT) anunciou, nesta terça-feira (25), que até o mês de abril deve assinar o contrato com o consórcio formado pela empresas China Railway 20th Bureau Group Corporation (CRCC20) e China Communications Construction Company (CCCC) – aprovado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) em fevereiro, que será responsável por executar a obra de implantação da Ponte Salvador-Itaparica.
“Com a troca dessa empresa do consórcio, [devem] ter que voltar à China. Tem toda uma centralidade nas decisões chinesas, é um modelo cultural da gestão deles e pediram até o dia 31 de março. […] Eu tenho a expectativa de que até o dia 3 ou dia 4 de abril, a gente possa estar com esse contrato assinado”, explicou Rodrigues, durante coletiva de imprensa.
O gestor esclareceu que “a intenção é ver se já consegue ir imobilizando o canteiro para poder iniciar alguma coisa”.
“Eu espero que nos próximos, até o mês de abril ou maio, a gente possa estar com realmente todas as sondagens feitas e já em relatórios, para que daí possa iniciar ações de de obras na ponte”, declarou.
Jerônimo disse ainda que o novo contrato já estabelece que as obras comecem em um ano. “É o tempo que, agora concluindo a sondagem, se elabore o projeto técnico, mas até quem sabe a gente pudesse já começar uma obra antes de um ano e eles toparam isso”, declarou.
O governo estadual anunciou sobre a troca de empresa nesta segunda (24), em entrevista à Rádio Sociedade FM. “O consórcio tirou uma empresa e colocou uma outra. Inclusive, essa outra empresa é a que fez pontes submarinas, debaixo do mar, tem muita experiência, é a empresa que construiu a ponte de Macau”, disse o governador.
Rodrigues se referiu a ponte Hong Kong-Macau-Zhuhai, a mais extensa ponte marítima do mundo, com 55 km de extensão. O complexo projeto de engenharia custou mais de 15 bilhões de dólares.