A sexta temporada do “CNN Viagem & Gastronomia” estreia sábado, dia 7 de outubro, e vai levar o espectador a conhecer lugares do Brasil e da Argentina onde Daniela Filomeno mostra que mesmo em destinos clássicos é possível ter novas experiências culturais e gastronômicas.
Com cinco episódios em cada país, a pluralidade gastronômica, histórica e cultural dos vizinhos sul-americanos será abordada, além de experiências diferentes mesmo em cidades super conhecidas e presentes nos roteiros de inúmeros viajantes.
No Brasil, a nossa viajante profissional visita Salvador, Belém, Alter do Chão com a região do Tapajós, Chapada dos Veadeiros, Jericoacoara e Preá. Na vizinha Argentina a viagem passa por Salta, Jujuy, Cafayate, Mendoza e a capital Buenos Aires.
Cada lugar é mostrado ao telespectador com suas características e particularidades únicas. Dos vinhos à cachaça. Das parrillas à moqueca. Das praias aos vinhedos. Da floresta aos cânions.
Longe de serem antagônicos, os destinos são complementares entre si. No território brasileiro, a cultura e história de Salvador complementam as dunas e as lindas lagoas de Jericoacoara e Preá. Assim como as belíssimas cachoeiras da Chapada dos Veadeiros complementam os rios e a floresta da Amazônia paraense.
Do lado portenho, as parrillas têm seu brilho especial, mas a nova gastronomia, com chefs ousando e modernizando a cozinha argentina, ganha grande espaço. E à mesa, com bons pratos, os vinhos incríveis da região de Mendoza, onde Daniela faz um bate-papo exclusivo e muito rico com o maior enólogo da Argentina, Alejandro Vigil, chamado de “Messi dos vinhos”.
Muito além dos vinhos e das carnes, outro grande destaque da temporada fica para o norte da Argentina, na região de Salta e Jujuy, cercada por belezas naturais e históricas que nos deixam fascinados, com colinas multicoloridas, vilarejos pitorescos e até um deserto de sal.
Jujuy se diferencia das outras áreas argentinas por sua simplicidade e pelas paisagens montanhosas e áridas esculpidas pela natureza por milhões de anos. Visitar as maravilhas da região sem pressa, conhecer a fundo a cultura local, pernoitar em um hotel boutique e se entregar à gastronomia de influências andinas junto de ótimos vinhos estão entre as melhores opções do que fazer em Jujuy.