A Bienal do Livro Rio 2025 terá uma programação específica dedicada aos pré-adolescentes, batizada de “Curto-circuito”.
Os encontros vão ocorrer no Palco Apoteose Shell durante as manhãs de sábados e domingos, trazendo criadores de conteúdo digital e nomes conhecidos, transitando entre histórias contadas em livros e telas, com foco no público entre 9 a 12 anos.
Dentre os nomes já confirmados estão: Iberê Thenório, criador do canal Manual do Mundo; a escritora, ilustradora e roteirista Janaina Tokitaka; a youtuber Maidy Lacerda; a escritora e jornalista Flávia Lins e Silva; além de Gabriel Dearo e Manu Digilio, autores da série literária “Aventuras de Mike”.
A curadoria do “Curto-circuito” é responsabilidade da jornalista, pedagoga e escritora Carolina Sanches, que quer “quebrar expectativas e mostrar que a literatura pode ser tão eletrizante quanto qualquer outra forma de entretenimento”.
“Desenvolvemos uma programação onde mestres da palavra e novos astros da narrativa se unem em um turbilhão de ideias que acende a curiosidade, a empatia e a criatividade”, disse Sanches, em comunicado. “Vamos provar que essa geração lê sim – e que busca histórias que os inspirem, os façam questionar e reinventar o futuro.”
Segundo a diretora da GL events Exhibitions (uma das realizadoras do evento), Tatiana Zaccaro, a Bienal do Livro tem um papel importante na formação de novos leitores. “Muitas pessoas despertaram o interesse pelos livros justamente ao visitar o evento com suas escolas e/ou família e, por isso, há mais de 40 anos, olhamos com muita atenção para esse público, que se renova a cada edição”, disse Zaccaro.
Bienal do Livro Rio 2025
A edição de 2025 da Bienal do Livro acontece no Rio de Janeiro, entre 13 e 22 de junho. Neste ano, a capital fluminense ganhou o título de Capital Mundial do Livro pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
O evento deste ano terá um novo formato, com roda-gigante, labirinto, escape room e outras atrações temáticas.
Confira alguns dos autores e influenciadores literários já confirmados na Bienal do Livro Rio 2025.
Veja quais foram os livros de ficção mais vendidos no Brasil em 2024