Seja Bem Vindo - 31/03/2025 00:40

A CRAQUE DA NOTÍCIA: REPÓRTER YULA BRAGA

“Em tempo de fake news.. A gente vai precisar ter cuidado, atenção para consumir conteúdos de fontes confiáveis”, comenta Yula.

Yula Braga, repórter e apresentadora do Balanço Geral na Record Bahia, tem uma carreira construída com muito trabalho e dedicação, que inclui passagens pelo rádio e pela televisão. Casada com o delegado Jorge Figueiredo, ela concilia a rotina intensa de plantões com a vida familiar, sendo mãe de três filhos e empresária no ramo de eventos. Em um bate-bola, Yula compartilha suas experiências como jornalista, os desafios da rotina e sua visão sobre o futuro da profissão.

Alvo dos Famosos: Você começou sua trajetória na rádio e hoje está na TV como apresentadora e repórter do Balanço Geral. Como foi essa transição e o que mais te encanta em cada um desses meios?

Yula Braga: Na verdade, eu até comecei pela tv. Trabalhei em um balcão de venda de ingressos no shopping que tinha horários em tv aberta, o Se Liga no Pida! Foi com esse grupo que tive a primeira oportunidade ainda na faculdade. Apresentava um programa de Clips de música para anunciar festas que eram produzidas e vendidas pelo Pida. Depois disso vieram oportunidades em um programa de anúncios, em uma TV em Lauro de Freitas e outra na TV Câmara, em Camaçari, onde eu comecei a ter contato com o telejornalismo. Depois vieram oportunidades na produção da Band e na Rede Bahia onde eu fui para trabalhar nas rádios. O que sempre foi uma paixão. Eu escolhi o jornalismo para fazer rádio e acabou que por ironia do destino a primeira porta a se abrir foi em tv. Mas fui muito feliz fazendo rádio e ainda é um veículo muito especial para mim. Passei pela Bahia FM, junto com a tv Salvador, CBN e rádio Sociedade. Oportunidades que com certeza fizeram toda diferença para me dar bagagem e experiência para trabalhar na tv aberta, com o jornalismo diário. No rádio você não tem recurso de imagem, você precisa descrever bem tudo para que o ouvinte consiga “visualizar” toda informação. Trabalha o improviso, precisa ser dinâmico e claro para facilitar a compreensão. Hoje na Record, por ser a emissora com maior tempo de horário local, essa experiência ajuda muito a conduzir os links ao vivo ou a apresentação dos programas. E o que me encanta em tv é poder entrar todos os dias na casa das pessoas, ter um papel importante de informação por ser um veículo de massa e poder construir relações com esse público que acompanha a gente. É muito gratificante!

Alvo dos Famosos: Além do jornalismo, você também é empresária. Como concilia essa rotina intensa de trabalho com a vida pessoal, sendo mãe de três filhos?

Yula Braga: Eu costumo dizer que se eu parar que eu piro! Eu gosto de movimento, agitação, sempre gostei! Então ter muitas demandas me preenche. A cabeça vive a mil, mas como na tv eu fico apenas um turno, consigo no turno oposto me dedicar à outras demandas… a empresa é no ramo de eventos, que em geral acontecem nos finais de semana, então durante a semana é mais logística de produção e contato com cliente que eu mesma costumo fazer. A produção e execução dos serviços nos locais da festa fica a cargo de uma equipe que já trabalha comigo praticante há oito anos, desde que tudo começou. Já a parte pessoal eu descobri que o principal é equilíbrio e organização. Durante anos vivia para trabalhar, mas quando resolvi ter um tempo para mim mesma percebi que tudo continuava funcionando e ainda melhor, porque eu tinha mais disposição e estava mais feliz! Hoje enquanto os meninos estão na escola eu não abro mão de passar pelo menos duas horas fazendo algo para mim. Como dizem, me mimando… rs! Dá tempo de tudo e a saúde e o bem estar agradecem.

Alvo dos Famosos: Na Corrida de Rua da Record Bahia, você surpreendeu ao conquistar o terceiro lugar na categoria funcionários. O que te motivou a participar e como foi essa experiência?

Yula Braga: A motivação veio justamente como consequência dessa nova forma de levar a vida. Há dois anos eu escolhi me movimentar e tive muitos benefícios com isso… aí vendo os resultados como saúde, mais resistência e disposição, resolvi me desafiar. Já praticava outros esportes como Cross Fit e Beach tennis e passei a encaixar uns treinos de corrida na minha rotina, mas nada muito puxado. Fui para a prova animada, mas querendo apenas completar, sem preocupação em posição ou tempo e para minha surpresa conquistei esse resultado! Fiquei muito feliz!

Alvo dos Famosos: Você além de passar credibilidade é muito dinâmica e traz detalhes. Apresentando de vez em quando o Balanço Geral (sábado) e Cidade Alerta, qual a diferença do formato dos dois programas?

Yula Braga: Na verdade o que muda é o perfil do público e a gente se adequa a isso na hora de construir cada um. O Cidade Alerta Bahia pega a volta pra casa de quem passou o dia na luta, na rotina. Então a gente tem o papel de atualizar o que foi notícia ao longo do dia. O Balanço Geral Especial de Sábado, além de seguir com o compromisso da informação, do que aconteceu no estado, busca trazer mais leveza para o fim de semana.

Alvo dos Famosos: O Balanço Geral é um programa dinâmico, que exige muito jogo de cintura do apresentador. Já passou por alguma situação inusitada ao vivo que te marcou?

Yula Braga: Eu costumo dizer que cada programa é único! E na nossa rotina, seja na rua ou no estúdio, cada dia é começar do zero o nosso trabalho. Mas eu preciso confessar que os desafios e as situações inusitadas são muito mais frequentes na rua, em contato com o povo, no ao vivo… já foram várias situações, desde tensão e risco, até as mais engraçadas. Já invadiram a câmera na minha frente com palavrões, já estive com o filho de uma vítima de violência que em meio a dor da perda do pai correu para me abraçar e dizer o quanto tinha vontade de me conhecer, mas não imaginava que seria para a cobertura da morte do próprio pai, sem falar no dia que praticamente desmaiei ao vivo por uma baixa de glicemia na minha primeira gravidez em cima de um palco com um trio de forró… São muitas histórias em mais de uma década de reportagem só na Record.

Alvo dos Famosos: O jornalismo está em constante transformação. Como você enxerga o futuro da profissão e quais desafios acredita que os jornalistas enfrentarão nos próximos anos?

Yula Braga: O futuro eu vejo com um pouco de preocupação em tempos de fake news e informações dinâmicas com as redes sociais… por isso cada vez mais a gente vai precisar ter cuidado, atenção para consumir conteúdo de fontes confiáveis. Já com relação aos desafios, acho que está na adequação de nós profissionais aos novos formatos. Já é uma realidade, por exemplo, colegas repórteres que são os próprios cinegrafistas. Ou seja, sozinhos produzem, fazem imagens, escrevem e até editam… e a gente vai ter que estar pronto para todas essas situações, desde combater as fake News, fortalecer a nossa credibilidade e se adequar aos novos formatos que o mercado deve impor num futuro próximo.

Alvo dos Famosos: Você é casada com o competente delegado Jorge Figueiredo. Como consegue conciliar esse relacionamento com as profissões, estando sempre disponível para os plantões?

Yula Braga: Buscando o equilíbrio. Em geral os plantões são alternados, então dá para se programar direitinho. Ele, por causa da profissão, também tem muita ocupação e horários instáveis, mas contamos com uma boa rede de apoio que ajuda no suporte com os meninos. E quando a folga coincide aí é só alegria e diversão com aquela turma toda! Rs!

VEJA MAIS

Como foi a audiência de Palmeiras x Botafogo na Globo?

A estreia do Campeonato Brasileiro de 2025 na Globo teve um desempenho expressivo na audiência.…

Jerônimo confirma que irá assinar o contrato da Ponte Salvador-Itaparica até abril

Ponte Salvador Itaparica – Foto Reprodução Governo estadual anunciou sobre a troca de empresa nesta…

Sophie Charlotte conquista feito cada vez mais raro dentro da Globo; saiba qual

Desde 2006 na Globo, Sophie Charlotte conquistou um feito raro no cenário atual da emissora.…