“A Biblioteca da Meia-Noite” foi o livro de ficção mais procurado no Brasil no 1º semestre de 2024, com mais de 29 mil cópias vendidas, de acordo com um levantamento feito pela Publishnews, elaborado a partir de consultas feitas com mais de 30 redes de livrarias do país.
A obra é do autor britânico Matt Haig, 49, que também escreveu “Razões para Continuar Vivo” (2015) e “Como Parar o Tempo” (2017), e foi publicada pela Bertrand Brasil, da editora Record, em 2021.
O livro é uma ficção científica e filosófica que fala dos infinitos rumos que a vida pode tomar e da busca incessante pelo rumo certo. A trama acompanha Nora Seed, uma mulher de 35 anos infeliz que recebe a oportunidade de experimentar vidas que ela poderia ter tido se tivesse feito escolhas diferentes.
Arrependida das escolhas que fez no passado, ela vive se perguntando o que poderia ter acontecido caso tivesse vivido de maneira diferente. Após ser demitida e seu gato ser atropelado, Nora vê pouco sentido em sua existência e decide colocar um ponto final em tudo. Porém, quando se vê na Biblioteca da Meia-Noite, Nora ganha uma oportunidade única de viver todas as vidas que poderia ter vivido.
Neste lugar entre a vida e a morte, e graças à ajuda de uma velha amiga, Nora pode, finalmente, se mudar para a Austrália, reatar relacionamentos antigos – ou começar outros –, ser uma estrela do rock, uma glaciologista, uma nadadora olímpica e outras infinatas opções. Mas será que alguma dessas outras vidas é realmente melhor do que a que ela já tem?
Nora se vê na posição de voltar no tempo e desfazer algo de que se arrepende. Diante dessa possibilidade, ela faz um mergulho interior viajando pelos livros da Biblioteca da Meia-Noite até entender o que é verdadeiramente importante na vida e o que faz, de fato, com que ela valha a pena ser vivida.
“A Biblioteca da Meia-Noite” não é um sucesso só no Brasil. O livro entrou para a renomada lista de best-seller do The New York Times e ganhou o prêmio de Melhor Ficção no Goodreads Choice Awards em 2020.
Ficha técnica
Título: A Biblioteca da Meia-Noite
Título original: The Midnight Library
Editora: Bertrand Brasil
Páginas: 308
Preço: R$ 59,90 (impresso)
-
1 de 10
“Biblioteca da Meia-Noite”, de Matt Haig Crédito: Divulgação
-
2 de 10
“É Assim Que Acaba”, de Colleen Hoover Crédito: Divulgação
-
3 de 10
“Tudo é Rio”, de Carla Madeira Crédito: Divulgação
-
4 de 10
“É Assim Que Começa”, de Colleen Hoover Crédito: Divulgação
-
5 de 10
“Verity”, de Colleen Hoover Crédito: Divulgação
-
6 de 10
“Em Agosto Nos Vemos”, de Gabriel García Márquez Crédito: Divulgação
-
7 de 10
“A Empregada”, de Freida McFadden Crédito: Divulgação
-
8 de 10
“A Paciente Silenciosa”, de Alex Michaelides Crédito: Divulgação
-
9 de 10
“Todas as Suas (Im)Perfeições”, de Colleen Hoover Crédito: Divulgação
-
10 de 10
“Antes Que o Café Esfrie”, de Toshikazu Kawaguchi Crédito: Divulgação