A lista estendida do Latin America’s 50 Best Restaurants 2023 foi revelada nesta quinta-feira (16) e, entre as casas selecionadas, 9 restaurantes brasileiros se destacam entre o 51º e o 100º lugar.
Da lista divulgada, a casa brasileira mais bem colocada é o Charco, em São Paulo, que aparece no 56º lugar. Capitaneado pelo chef Tuca Mezzomo, o restaurante nos Jardins tem cozinha pautada no fogo, na brasa e na charcutaria artesanal.
Logo em seguida vem o Fame Osteria na 57ª posição. Também na capital paulista, o projeto de cozinha autoral e intimista é liderado pelo chef Marco Renzetti, que realiza um menu-degustação semanal que é um verdadeiro passeio por uma Itália moderna, atraindo comensais em seus poucos lugares.
No 63º vem o Mocotó, de Rodrigo Oliveira, pioneiro por colocar a comida nordestina sertaneja no prato e difundi-la em São Paulo. O Kotori, de Thiago Bañares, nome por trás do Tan Tan, figurinha carimbada entre os melhores bares do mundo, aparece em 64º lugar. Em seguida está o D.O.M, de Alex Atala, na 65ª posição.
Representando Salvador, o Origem, dos chefs Fabrício Lemos e Lisiane Arouca, ocupa o 76º lugar. No restaurante, releituras como a espuma de moqueca e o gel de umbu homenageiam a Bahia sem ser clichê. Na 95º posição, o Cipriani, liderado pelo chef italiano Nello Cassese, chef executivo do hotel e Diretor Culinário da Belmond na América do Sul, cumpre a missão de trazer a Itália mais perto do Brasil e recebe seus comensais dentro do icônico Copacabana Palace.
Ainda na Cidade Maravilhosa, o Ocyá, do Chef Gerônimo Athuel, apresenta cardápio com peixes maturados em uma localização singular — uma ilha acessível somente por barco. A casa ainda inaugurou recentemente uma nova unidade no Leblon, que segue a mesma proposta de maturação e receitas na brasa. Fechando a lista de brasileiros, no 97º lugar, o paulistano Kan Suke, comandado por Keisuke Egashira oferece uma das melhores culinárias japonesas do país em um balcão de pouquíssimos lugares.
Confira a seguir todos os restaurantes brasileiros e suas respectivas posições na lista estendida do Latin America’s 50 Best Restaurants de 2023
- 56º lugar: Charco (São Paulo)
- 57º: Fame Osteria (São Paulo)
- 63º: Mocotó (São Paulo)
- 64º: Kotori (São Paulo)
- 65º: D.O.M (São Paulo)
- 76º: Origem (Salvador)
- 95º: Cipriani (Rio de Janeiro)
- 96º: Ocyá (Rio de Janeiro)
- 97º: Kan Suke (São Paulo)
Confira abaixo todos os colocados da América Latina na lista estendida do Latin America’s 50 Best Restaurants:
A premiação que antecede a lista oficial dos 50 melhores da América Latina, prevista para o dia 28 de novembro, incluiu restaurantes de 27 cidades de toda a região latino-americana, três a mais do que em 2022.
Santiago e São Paulo lideram, com seis restaurantes cada, seguidas por Bogotá e Buenos Aires, com quatro. Estrearam neste ano três cidades que ainda não haviam entrado nas listas do 50 Best, entre elas, Barranquilla (Colômbia), Córdoba (Argentina) e Mérida (México).
50 best no Rio de Janeiro
Além da lista estendida do Latin America’s 50 Best Restaurants, outros três prêmios paralelos já foram revelados.
A chef brasileira Janaína Torres Rueda foi eleita como a Melhor Chef da América Latina e a chef argentina Dolli Irigoyen foi homenageada com o prêmio de Ícone do Ano.
Por fim, o restaurante venezuelano Cordero, na capital Caracas, foi eleito o restaurante revelação da edição atual, em que a casa trabalha com menu inteiramente dedicado à carne de cordeiro.
A cerimônia presencial que revelará a lista dos 50 melhores restaurantes da América Latina em 2023 ocorrerá no dia 28 de novembro no Copacabana Palace, no Rio de Janeiro.
Vale lembrar que o Brasil teve 10 restaurantes entre os 50 melhores da América Latina na lista passada da premiação, com destaque para A Casa do Porco, no centro de São Paulo, que conquistou o 4º lugar.
Compartilhe: