A morte do Papa Francisco, anunciada nesta segunda-feira (21), mobilizou emissoras de todo o mundo e provocou mudanças significativas na programação da Globo.

Na noite de hoje, William Bonner, editor-chefe e âncora do Jornal Nacional, comunicou ao público uma alteração importante nos planos da emissora.
“A matéria-prima do jornalismo são os fatos, e fatos, muito frequentemente, são imprevisíveis”, afirmou Bonner no ar. “Nós tínhamos marcado para hoje o início dessa comemoração, mas com a morte de uma personalidade da grandeza do Papa Francisco, isso não foi possível.”
O jornalista se referia à estreia de uma edição especial do Jornal Nacional, planejada para marcar o início das comemorações pelos 60 anos da Globo.
A proposta era transformar o principal telejornal do país em um evento comemorativo com novo formato, mais tempo no ar e conteúdos inéditos que celebram a trajetória da emissora e sua conexão com o público brasileiro.
Estreia adiada na Globo por um motivo histórico
A estreia desse novo projeto, que traria uma edição ampliada do JN com ao menos 15 minutos extras de duração, foi adiada em respeito à magnitude da notícia internacional.
A emissora decidiu priorizar a cobertura da morte do Papa, tratando o tema com a seriedade e a relevância exigidas por sua dimensão histórica e simbólica.
“Fica transferida para amanhã a estreia do projeto que nós preparamos em homenagem e em agradecimento a milhões de famílias que, há 60 anos, têm prestigiado o jornalismo da Globo”, completou Bonner em tom solene.
A partir de terça-feira (22), o Jornal Nacional ganhará um formato especial, com conteúdos que revisitam momentos históricos da televisão, depoimentos marcantes e um olhar emocionado sobre a relação entre a Globo e o povo brasileiro.
AGORA: William Bonner informa que o início de reportagens especiais do #JN em comemorações aos 60 anos, foi adiado para amanhã, Terça-Feira (22). pic.twitter.com/U5TwxDWJc1
— Brenno (@brenno__moura) April 22, 2025


Escrito por
Luiz Fábio Almeida
Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É editor-chefe e colunista do RD1, onde escreve sobre TV, Audiências da TV e Streaming. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser encontrado através do email [email protected]