Walcyr Carrasco vai voltar ao horário nobre da Globo. Em entrevista ao Conversa com Bial, exibido na quarta-feira (23), o autor confirmou que deixou Êta Mundo Melhor!, próxima novela das seis, após escrever apenas os 30 primeiros capítulos.
Ele agora se dedica integralmente à sinopse de uma nova novela inédita para a faixa das nove, prevista para estrear em 2026.
A nova trama do autor será exibida após Três Graças, novela de Aguinaldo Silva que tem estreia marcada para outubro deste ano, sucedendo o remake de Vale Tudo.
Com o afastamento de Carrasco, Êta Mundo Melhor! foi entregue ao roteirista Mauro Wilson, que assume a responsabilidade de concluir a história.
IA e inspiração nas ruas para novela da Globo
Durante o bate-papo com Pedro Bial, Walcyr surpreendeu ao revelar que tem usado inteligência artificial como ferramenta de apoio criativo.
“Agora que estou fazendo uma sinopse, eu vou buscar alguns personagens lá [na IA], e talvez depois eu vou reescrever e fazer outra coisa”, revelou o autor.
Mesmo com o uso da tecnologia, Carrasco afirmou que sua maior fonte de inspiração continua sendo o cotidiano das pessoas comuns.
“Eu sou mais chegado em ouvir o cara da banca de jornal, o barbeiro, as pessoas simples que me cercam. O que elas falam, às vezes uma frase, é uma novela inteira”, contou.
O autor também relembrou momentos marcantes de sua trajetória, como a transformação do vilão Félix em Amor à Vida (2013).
A nova empreitada de Walcyr Carrasco surge em um momento de reformulação na teledramaturgia da Globo. Recentemente, a emissora rejeitou a novela Rosa dos Ventos, de Gloria Perez, considerada um projeto com “pouca criatividade” e repetições de tramas recentes.

Escrito por
Luiz Fábio Almeida
Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É editor-chefe e colunista do RD1, onde escreve sobre TV, Audiências da TV e Streaming. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser encontrado através do email [email protected]