O Rico e Lázaro obteve a segunda colocação no ranking de audiências da Record. A reprise da novela bíblica não deu chance para o SBT, que no mesmo horário apostou no noticiário do Fofocalizando.
No ar na tarde da última quinta-feira (23/01), na faixa das 15h30 às 16h26, em São Paulo, O Rico e Lázaro bateu a maior audiência do ano com 4,9 pontos de média, 6,1 pontos de pico e 12% de share (número de televisores sintonizados), diante de 2,6 pontos do SBT.
No Rio de Janeiro, a novela estrelada por Igor Rickli e Dudu Azevedo também registrou um índice bem maior do que o SBT, com 4,6 pontos de audiência contra 2,4 pontos do canal concorrente, além de alcançar o pico expressivo de 6,9 pontos. A participação chegou a 12%.
Vale lembrar que a Record usou a estratégia usada há anos pela Globo no horário nobre: a exibição de um telejornal (Balanço Geral), seguido por uma novela (O Rico e Lázaro) e outro telejornal (Cidade Alerta).
SBT perde a chance de recuperar o 2º lugar
No ar das 15h30 às 16h30 de segunda a sexta, O Rico e Lázaro começou em baixa após o sucesso de A Terra Prometida. Mesmo com números inferiores, a novela não perdeu a vice-liderança para o Fofocalizando.
O programa de fofocas do SBT, por sua vez, permaneceu ao vivo mesmo durante as férias de fim de ano com a expectativa de tirar público da reprise da Record, mas a estratégia não surtiu o efeito desejado.
Escrito por
Paulo Carvalho
Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter e é especialista em Audiências da TV e TV aberta. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].