Seja Bem Vindo - 04/04/2025 07:29

  • Home
  • Literatura
  • Relembre quem foi o primeiro vencedor do Prêmio Nobel de Literatura

Relembre quem foi o primeiro vencedor do Prêmio Nobel de Literatura

O Nobel de Literatura é um prêmio concedido anualmente pela Academia Sueca a autores que se destacam por suas contribuições significativas à literatura. Desde sua criação em 1901, até 2024, 121 pessoas já foram reconhecidas com a honraria.

Cada vencedor do Nobel de Literatura é agraciado com uma medalha, um diploma e uma quantia em dinheiro, que varia a cada edição. Este ano, a vencedora foi a sul-coreana Han Kang, autora de obras como “A Vegetariana” e “O Livro Branco”, que ganhou um prêmio de 10 milhões de coroas suecas, equivalente a cerca de R$ 5,3 milhões.

O primeiro laureado com o Nobel de Literatura, em 1901, recebeu 150.782 coroas suecas. Mas você sabe quem foi ele?

Quem foi o primeiro vencedor do Prêmio Nobel de Literatura?

O primeiro vencedor do Prêmio Nobel de Literatura foi o francês Sully Prudhomme. Nascido em uma família de comerciantes, ele começou seus estudos no Lycée Bonaparte, uma das mais tradicionais escolas da França, mas teve que interromper sua formação devido a problemas de visão.

Ele trabalhou por um tempo em uma fundição de aço e, posteriormente, optou por estudar Direito em um cartório. A acolhida positiva que seus primeiros poemas receberam em uma sociedade estudantil o incentivou a seguir a carreira literária.

Sua coletânea de estreia, “Estâncias e Poemas“, publicada em 1865, foi elogiada pelo crítico Charles Augustin Sainte-Beuve. Antes do início da Guerra Franco-Prussiana, que ocorreu entre julho de 1870 e maio de 1871, ele lançou outras obras poéticas, mas o conflito impactou sua saúde.

Com o tempo, Prudhomme evoluiu seu estilo, transitando de uma abordagem sentimental em seus trabalhos iniciais para uma perspectiva mais pessoal, que combinava a formalidade da escola parnasiana com temas filosóficos e científicos.

Em 1881, ele foi eleito membro da Academia Francesa. Prudhomme faleceu aos 68 anos, em 6 de setembro de 1907.

Brasileiros no Prêmio Nobel de Literatura

No total, sete brasileiros foram indicados ao Prêmio Nobel de Literatura entre 1901 e 1971. Embora nenhum desses autores tenha sido laureado, alguns deles são reconhecidos internacionalmente e foram indicados várias vezes por pessoas de diferentes países.

Coelho Neto foi indicado ao Prêmio Nobel de Literatura três vezes, em 1933. Flávio de Carvalho e Manoel Wanderley receberam uma indicação cada um, em 1939 e 1941, respectivamente.

Alceu Amoroso Lima foi indicado em 1965. Carlos Drummond de Andrade teve duas indicações, em 1967 e 1969. Jorge Amado, o escritor brasileiro mais mencionado no prêmio, recebeu 19 indicações entre 1967 e 1973.

Érico Veríssimo também foi indicado duas vezes, em 1963 e 1968.

Nova onda de literatura sul-coreana chega ao Brasil



Clique aqui para ver a Fonte do Texto

VEJA MAIS

Leandra Leal deixa a Globo após 30 anos e desabafa: “Estranho”

Assim como muitos artistas, Leandra Leal não teve o seu contrato renovado pela Globo. Atriz…

Novo galã! Pedro Waddington revela por que se recusou a ver 1ª versão de Vale Tudo

Intérprete do Tiago no remake de Vale Tudo, Pedro Waddington admitiu que preferiu não assistir…

Ex-BBB se joga no conteúdo adulto e revela faturamento absurdo; veja!

Dentro da família ex-BBB, Juninho é quem tem se dado muito bem no pós-reality. Um…