Chef Fabrício Lemos, que comanda quatro casas em Salvador, como o Restaurante Origem, que prioriza a cozinha local e alimentos frescos (Foto: Leonardo Freire)
Impossível pensar em Salvador e não relacionar a capital baiana ao Carnaval, às praias, ao farol, às festas, culinária marítima, ao axé. A cidade, referência no quesito animação e cultura popular, completa 472 anos em 29 de março. Infelizmente, o país atravessa um dos piores momentos da pandemia da Covid-19, e a maneira mais segura e responsável de celebrar o aniversário dessa terra tão querida e “abençoada por todos os Santos” é dentro de casa.
Convidamos um dos grandes nomes atuais da gastronomia soteropolitano para indicar os lugares imperdíveis para comer na cidade – por enquanto via delivery. As dicas valem para quando sairmos desse momento de crise e for possível frequentar os restaurantes com segurança.
Ao lado da companheira, a chef e confeiteira Lisiane Arouca, Fabrício Lemos comanda casas badaladas em Salvador. Natural da capital baiana, o chef está por trás dos restaurantes Origem, Ori, Omi e Mini bar Gem, que prezam por alimentos frescos com base na culinária local.
Longe das raízes baianas, Fabrício morou 13 anos nos Estados Unidos, onde formou-se pela renomada escola de gastronomia francesa Le Cordon Bleu. No período em que morou no país norte-americano, o chef aguçou sua destreza na cozinha em restaurantes da rede de hotéis Ritz Carlton, como em Key Biscayne, Coconut Grove e Amelia Island, todos na Flórida.
Leia mais:
Anthony Bourdain mergulhou nos sabores e na forte cultura da Bahia
Fasano aterrisa em Salvador e abre as portas de sua primeira unidade no Nordeste
6 atrações históricas em Salvador
Onde os chefes comem? Com Lisiane Arouca, do Origem, em Salvador
Com isso, o profissional pôde aprofundar a experiência nas culinárias mediterrânea, italiana, francesa e espanhola, além de aprender a dominar as técnicas na preparação de frutos do mar. Nos restaurantes que comanda, a gastronomia local fala alto, em que os pratos apresentam diversidade e mistura de sabores.
Mas, para além da própria cozinha, o chef frequenta outros lugares igualmente interessantes em Salvador e compartilha aqui cinco dos seus restaurantes prediletos na capital – e que possuem delivery. Confira!
Bar e Restaurante Caxixi
É um boteco localizado no centro de Salvador, no bairro Dois de Julho. A especialidade da casa são as comidas clássicas dos anos 1950, como, por exemplo, o “malassado”, que nada mais é do que um filé mal passado servido em um molho com base de tomate e temperos da culinária baiana, acompanhado de arroz e feijão. Uma delícia!
Rua do Cabeça, 123 – Dois de Julho. Delivery via iFood e Uber Eats.
Djalma’s Drinks
Bar/boteco que funciona na Pituba, bem pertinho do mar, que funciona no mesmo local há 32 anos. Frequentado por um público cativo, tem como especialidade a salada de siri, para ser comida com pão.
Rua Minas Gerais, 352 – Pituba. Delivery via iFood e site.
Bar do Nei – Point do Bode
Também na Pituba, o Bar do Nei é um local simples que serve carne de bode assada muito boa e macia, que pode ser acompanhada de vinagrete, farofa d’água, aipim cozido e manteiga de garrafa.
Rua Mato Grosso, 6 – Pituba. Delivery via WhatsApp: (71) 98837-1693.
Dona Mariquita
Fica no Rio Vermelho, numa rua de paralelepípedo, e tem como conceito a cozinha patrimonial baiana. Criado em 2006, a casa tem como proposta resgatar comidas típicas regionais servidas nas feiras livres da Bahia. A especialidade da casa é a Poqueca, uma moqueca feita na folha de bananeira.
Rua do Meio, 178 – Rio Vermelho. Delivery via iFood e pelos telefones: (71) 334-6947 ou (71) 3334-6988
Caminho de Casa
Localizado no Itaigara, a casa funcionava 24 horas antes da pandemia, o que era perfeito para quem saía do serviço e, normalmente, encontrava tudo fechado. Serve “comida raiz”: maniçoba, sarapatel, feijoada, moela.
Rua Anísio Teixeira, 161 – Itaigara. Delivery via iFood.