Por Redação – Foto Igor Santos/Secom
No próximo domingo (26), é comemorado o Dia Mundial da Educação Ambiental e o Novo Mané Dendê, da Prefeitura de Salvador, foi o responsável por formar 1 mil educadores ambientais nos cinco bairros do Subúrbio Ferroviário que recebem as intervenções de urbanização e saneamento: Alto da Terezinha, Itacaranha, Plataforma, Rio Sena e Ilha Amarela.
Os educadores ambientais foram capacitados com as atividades realizadas pelos núcleos-âncoras. Os grupos são compostos por moradores e representantes de diversos setores sociais, como a saúde, a educação, o grupo de mulheres e as associações comunitárias.
“O saldo é muito positivo, é mais uma semente plantada pelo projeto. Que esses educadores ambientais possam fomentar diariamente a sustentabilidade ambiental em favor do Rio Mané Dendê e manter vivo o legado do projeto”, ressaltou o secretário de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), Francisco Torreão.
A Bahia, o Brasil e o mundo a um click de distância. Siga nosso canal do WhatsApp.
O objetivo dos núcleos-âncoras é sensibilizar a comunidade local e promover o conhecimento ambiental nas áreas da bacia do Rio Mané Dendê e afluentes. Eles realizam uma série de atividades no território, como rodas de conversas, oficinas temáticas e visitas externas ligadas ao meio ambiente e à sustentabilidade.
Os educadores ambientais também participam de atividades práticas com os engenheiros ambientais do Novo Mané Dendê, tais como a plantação de árvores de espécies arbóreas e frutíferas. Até o final do projeto, serão mais de 800 árvores nas áreas beneficiadas.