A madrugada deste domingo (2) pegou os fãs de basquete de surpresa. O Los Angeles Lakers e o Dallas Mavericks definiram uma grande troca de jogadores.
Segundo o jornalista da ESPN especialista em NBA, Shams Charania, o Mavs recebe Anthony Davis, Max Christie e a primeira escolha do Lakers em 2029. Já o time da Califórnia recebe Luka Doncic, Maxi Kleber e Markieff Morris.
Entretanto, inicialmente, a troca não agradou os envolvidos. De acordo com Charania, a negociação foi feita com extrema cautela e sigilo. Nem mesmo os atletas sabiam da movimentação.
Essa conduta teria deixado Doncic e Davis, principais nomes da troca, ficaram chateados com seus respectivos clubes por não os consultar. Ambos pararam de seguir as franquias no Instagram.
Além disso, Doncic estaria ‘completamente devastado e abalado’ com a troca.
Motivos
De acordo com a imprensa estadunidense, um dos motivos dos Mavericks aceitarem negociar o Doncic, que é considerado um dos melhores jogadores não-americanos da história do basquete, foi a condição física do atleta. Aos 25, o esloveno jogou apenas 22 jogos na temporada devido a lesões.
Sobre trocá-lo or Davis, atleta de 31 anos, Nico Harrison, general manager do Mavs, explicou que a decisão foi tomada pensando no futuro do time.
“Eu acredito que ter um pivô do All-Defensive Team e um jogador All-NBA com uma mentalidade defensiva nos dará chances melhores. Estamos construindo um time para vencer agora e no futuro”, disse.
Harrison teria sido, inclusive, quem iniciou a negociação. Ele teria entrado em contato com o Lakers para ‘oferecer’ Luka e ‘pedir’ Anthony.