Luciano Huck é protagonista de Não Está Tudo Bem, o novo documentário do Globoplay. A série apresenta a busca do apresentador do Domingão por suas raízes familiares em meio ao cenário de guerra na Ucrânia, acompanhado de uma entrevista com o presidente Volodymyr Zelensky.
As filmagens aconteceram ao longo de 48 horas. Na madrugada de 26 de agosto, a guerra atingiu um novo patamar com o que foi considerado o maior ataque aéreo da Rússia desde o início do conflito.
Alguns mísseis e drones caíram nas proximidades do hotel onde Luciano Huck estava hospedado. Em meio a essa escalada de violência, o apresentador e sua equipe tiveram que passar a noite em um bunker.
A conversa com Zelensky aconteceu sob um clima de tensão e abordou temas como saúde mental, família, a vida antes da presidência, a relação do político com o presidente Lula e o Brasil e a dura realidade enfrentada pelos cidadãos ucranianos após quase mil dias de confronto.
Gabriel Chaim, documentarista, foi o responsável pelo encontro. Para garantir a segurança durante a gravação, o apresentador contou com a consultoria de John Heron, que foi militar do exército britânico por 16 anos e esteve em missões na Bósnia, Afeganistão e Iraque.
Durante a viagem, o contratado da Globo relembrou sua ancestralidade, pois três de seus avós nasceram em áreas que hoje fazem parte da Ucrânia.
Ele visitou a pequena cidade de Brody, a terra natal de sua avó materna, Matilde, que deixou o lugar na infância para escapar das perseguições aos judeus e da iminência da Segunda Guerra Mundial.
Anos depois, a comunidade judaica da região foi quase dizimada, resultando na trágica morte dos 7 irmãos da bisavó de Huck durante o Holocausto. O filme mostra ainda as ruínas de uma sinagoga e um cemitério com cerca de 6 mil lápides, onde parte da família dele está.
A longa viagem de Luciano Huck até Kiev
Com o espaço aéreo da Ucrânia fechado por causa do conflito, a equipe do Globoplay enfrentou um deslocamento de 36 horas para chegar a Kiev.
Eles voaram do Rio até Lisboa e, em seguida, foram de avião para Varsóvia, na Polônia. Dali, seguiram para Rzeszów, onde cruzaram a fronteira de trem, numa viagem de 12 horas, até chegarem ao destino final.
Ao longo da expedição, Huck conecta sua busca genealógica à atualidade, testemunhando a resiliência e a união do povo ucraniano, enquanto reflete sobre a brutalidade da guerra e os caminhos possíveis para a paz.
Escrito por
Paulo Carvalho
Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter e é especialista em Audiências da TV e TV aberta. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].