Seja Bem Vindo - 13/02/2025 07:13

  • Home
  • Notícias
  • LUCIANO GOMES: CONHEÇA A HISTÓRIA DAS MÚSICAS FARAÓ E SWING DA COR

LUCIANO GOMES: CONHEÇA A HISTÓRIA DAS MÚSICAS FARAÓ E SWING DA COR

Luciano Gomes é um compositor e cantor baiano de grande importância para a música popular brasileira, especialmente no universo do Axé e Samba-Reggae. Ele é conhecido por suas canções que marcaram o carnaval e a cultura de Salvador. Sua música “Faraó” se tornou um verdadeiro hino, sendo regravada por Margareth Menezes, uma das artistas mais renomadas do Brasil. Além de seu talento como compositor, Luciano tem contribuído de forma significativa para o movimento de valorização da cultura afro-brasileira através da música. Em entrevista para o Alvo dos Famosos, ele compartilha detalhes de sua trajetória, inspirações e reflexões sobre o papel dos compositores na música brasileira.

Alvo dos Famosos: Você começou a escrever composições com quantos anos e qual foi sua primeira canção gravada por um artista conhecido?

R: Comecei a escrever minhas composições para blocos carnavalescos com 10 anos e minha primeira canção gravada foi FARAÓ.

Alvo dos Famosos: Luciano Gomes é um compositor consagrado com várias músicas gravadas por grandes nomes. Quais os artistas gravaram suas canções?

 

R: Artistas e bandas que gravaram composições de minha autoria incluem Margareth Menezes, Djalma Oliveira, Daniela Mercury, Ricardo Chaves, Olodum, Muzenza, Ivete Sangalo, Lui Muritiba, Banda Mel, Banda Luzes Neón e Banda Papa Léguas.

Alvo dos Famosos: Quem você almeja, um cantor ou cantora, que ainda não te gravou e você gostaria de ouvir naquela voz?

R: Gostaria de ouvir uma canção de minha autoria gravada na voz de Anita.

Alvo dos Famosos: Qual o processo da construção das suas letras?

R: Costumo pesquisar temas históricos, românticos e poéticos.

Alvo dos Famosos: Swing da Cor é a primeira música do disco de Daniela Mercury. Como foi o trâmite para a música chegar ao conhecimento dela?

R: Como a música Swing da Cor ficou muito conhecida nos ensaios do Bloco Afro Muzenza, nas festas populares e nas comunidades periféricas de Salvador, a cidade toda cantava. Márcio Vitor da Banda Psirico falou sobre a música e Daniela procurou a direção do Muzenza, interessada em gravar. Aí eu autorizei.

Alvo dos Famosos: Quem gravou primeiro a música Faraó e quais artistas regravaram?

R: Existe uma pequena polêmica a respeito de quem gravou Faraó primeiro, pois as gravações foram realizadas num período bem curto entre a Banda Mel, Olodum e Margareth Menezes. Artistas que regravaram Faraó foram muitos. Entre eles, Ivete, Bell Marques, Saulo, entre outros.

Alvo dos Famosos: Faraó ficou imortalizada na voz de Margareth Menezes. Como foi construída a música?

R: Margareth tem uma voz poderosa. Faraó casou muito bem no timbre de voz dela. Ela canta e encanta interpretando Faraó.

Alvo dos Famosos: Qual a sua opinião sobre os compositores serem valorizados?

R: Primeiro, acredito que devemos ser honestos quanto àquilo que nos propomos a escrever, procurando fazer músicas de verdade, com letras construtivas, educativas, poéticas, históricas e, acima de tudo, com muita qualidade.

Alvo dos Famosos: O Axé Music comemorando 40 anos e você vem desde o começo, o que mudou até hoje?

R: Como todo gênero musical, o Axé Music, vindo do Samba-Reggae, teve seu grande momento de explosão nos anos 80 e 90, quando os blocos afros revelavam para a nossa cidade o grande celeiro de compositores oriundos dos bairros periféricos. Em suas canções, eram contadas histórias e acontecimentos sobre temas relacionados à África, suas comunidades e a cultura dos afrodescendentes. A ganância de muitos passou a explorar o Axé de forma a negativar a essência desse ritmo musical.

Alvo dos Famosos: Nesta comemoração do Axé, qual a importância dos compositores que ajudaram com suas canções a projetar o movimento?

R: Nós, compositores, criamos as mais belas composições educativas já vistas neste país. Contribuímos muito para a cultura. Lembro que nas escolas nunca me falaram nada sobre o Egito. O Axé educa e traz conhecimento.

Alvo dos Famosos: Quem vem primeiro: o intérprete ou o compositor?

R: Os compositores sempre vêm primeiro, porque é aquele que escreve, que cria, que pesquisa.

l

Alvo dos Famosos: Qual sua composição preferida?

R: A minha canção preferida se transformou no hino do Samba-Reggae, no hino do Axé, no hino da Bahia. Chama-se Faraó, Divindade do Egito.

Alvo dos Famosos: Quantas músicas gravadas?

R: Algumas (risos).

Alvo dos Famosos: Você tem música para Claudia Leitte e Ivete Sangalo? Qual das duas você gostaria que gravasse uma música sua?

R: São excelentes cantoras, artistas de primeira grandeza. Ambas, com certeza, fariam muito sucesso.

Alvo dos Famosos: O que deveriam implantar em Salvador ou até na Bahia para ajudar os compositores?

R: Acredito que, como a categoria é muito grande, precisamos de um órgão normalizador e fiscalizador, uma casa dos compositores. No carnaval, em ambos os circuitos oficiais, seria interessante ter um espaço reservado aos compositores, com alguns benefícios que, na verdade, hoje não temos.

Alvo dos Famosos: Qual sua relação com Margareth Menezes?

R: Na verdade, tenho bem pouca aproximação com Margareth Menezes.

Alvo dos Famosos: Através das suas composições, você conseguiu uma estabilidade financeira?

R: Independente da música, eu sempre trabalhei. Sou concursado, mas as minhas canções me renderam alguns trocados que dão para pagar umas contas (risos).

Alvo dos Famosos: Entre os hinos Baianidade Nagô, Chame Gente, Prefixo de Verão, O Canto da Cidade, We Are Carnaval e Faraó, consegue citar mais dois hinos que marcam a música baiana?

R: Tieta (Luis Caldas) e Jubiabá (Gerônimo).

Alvo dos Famosos: Em minha pesquisa, a primeira música de Samba-Reggae de sucesso é Faraó. Isso procede?

R: Faraó foi o primeiro Samba-Reggae gravado no mundo.

Alvo dos Famosos: Como surgiu a ideia da construção da letra de Faraó? Foi direcionada para qual artista?

R: No ano de 86, Egito dos Faraóis foi o tema escolhido pelo bloco Olodum para o desfile no carnaval de 87. Fui convidado a compor uma música para a entidade e participar do festival (FEMADUM), Festival de Músicas e Artes Olodum. A música Faraó foi a grande campeã, onde, neste mesmo festival, em 1984, eu também fui campeão com a música Ujamaá (Raça Negroide Olodum).

VEJA MAIS

Neymar ignora briga com Craque Neto e toma atitude com filho do famoso em jogo

Neymar participou de mais um jogo do Santos, nesta quarta-feira (12), e surpreendeu com uma…

Nem Record, nem SBT! Band tenta rasteira na Globo e conversa com Fifa por torneio de 2027

A Band, assim como a Record e o SBT, está interessada em ampliar a oferta…

Bastidor do SBT vê erro grave na programação e Daniela Beyruti não quer mexer

O SBT está com a programação fechada e o pacote de novidades deve ser anunciado…