O livro de Marcelo Rubens Paiva, “Ainda Estou Aqui”, – que deu origem ao filme homônimo dirigido por Walter Salles – vai ganhar uma continuação a ser publicada no próximo ano pela Companhia das Letras.
O primeiro livro, publicado em 2015, fala sobre os terrores enfrentados pela família de Paiva durante a ditadura militar brasileira. Filho do engenheiro e político Rubens Paiva, que será interpretado nos cinemas por Selton Mello, e de Eunice Paiva, papel dividido por Fernanda Torres e Fernanda Montenegro, o autor fez um relato sobre o assassinato de seu pai e a busca incessante de sua mãe pelo companheiro.
Na sequência, o autor deve mesclar os acontecimentos políticos e familiares de um passado mais recente, a partir de 2013, quando Marcelo Rubens Paiva passou a ser perseguido pelo movimento Escola Sem Partido.
“Vai ser sobre como a minha família sofreu durante o período do Bolsonaro, que era nosso inimigo pessoal e nós nem sabíamos disso. Ele cuspiu no busto do meu pai, disse mentiras sobre ele ter participação na luta armada”, disse o escritor em entrevista à Folha de S. Paulo.
O filme de Walter Salles foi escolhido pela Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais (ABCAA) para representar o Brasil na disputa por uma indicação na categoria de Melhor Filme Internacional no Oscar 2025.
“Ainda Estou Aqui” chega aos cinemas brasileiros em 7 de novembro.
Assista ao trailer de “Ainda Estou Aqui”