Um livro inédito com ilustrações de Ziraldo será lançado na Bienal Internacional do Livro de São Paulo deste ano. “Entre Cobras e Lagartos” tem texto de Guto Lins e foi editado pela Reco-Reco, selo da Record voltado para literatura infantojuvenil.
As ilustrações foram garimpadas no acervo do Instituto Ziraldo, que desde 2019 cuida da preservação, organização e divulgação da obra do cartunista. As imagens foram feitas em diferentes épocas para a imprensa, literatura ou campanhas institucionais.
Já a história nos apresenta uma cobra em crise existencial, em busca de alguém que possa compreendê-la e aceitá-la como ela é, até que se depara com um animal mais assustador do que ela. Segundo Guto Lins, “Entre Cobras e Lagartos” se trata de um livro “ao contrário”, no qual as imagens que deram origem ao texto.
O lançamento oficial do livro ocorre na próxima sexta-feira, 13 de setembro, na Bienal do Livro. A obra chega quase cinco meses após a morte de Ziraldo, que morreu em 6 de abril, aos 91 anos.
A Bienal contará com uma programação especial em homenagem ao cartunista, desenhista, escritor e jornalista criador de “O Menino Maluquinho”, com oficinas, sessões de leitura e encontros com autores para discutir o legado de Ziraldo.
A 27ª Bienal do Livro de São Paulo começou nesta sexta-feira (6) e vai até o próximo domingo, 15 de setembro, no Distrito Anhembi, zona norte de São Paulo.
- Título: “Entre Cobras e Lagartos”
- Ilustrações: Ziraldo
- Texto: Guto Lins
- Editora: Editora Reco-Reco
- Número de páginas: 47
- Ano da publicação no Brasil: 2024
Bienal do Livro de SP: veja principais autores nacionais confirmados