Por Notícias da Bahia – Foto Reprodução
A Guarda Civil Municipal (GCM) afastou um agente das atividades operacionais nesta terça-feira (11) após ele atirar em um homem com uma pistola de condutividade elétrica durante uma abordagem no Pelourinho, na segunda-feira (10).
Enquanto a investigação está em andamento, o guarda seguirá em funções administrativas. O caso foi registrado em vídeo, onde o guarda aparece conduzindo um homem algemado até a viatura quando um outro rapaz se aproxima. Em seguida, o agente saca a arma e dispara no rosto do homem.
Em nota, a GCM afirmou que a equipe foi acionada para atender a uma denúncia de tráfico de entorpecentes na região. No local, agentes identificaram pessoas com as características informadas e iniciaram a abordagem. Segundo a corporação, um dos indivíduos resistiu à ação, o que exigiu o uso da força.
Os agentes que participaram da ocorrência relataram que o disparo foi feito para dispersar um homem que se aproximava da guarnição de maneira agressiva, representando risco à segurança dos agentes.
O homem atingido foi levado à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Vale dos Barris para a retirada dos dardos da pistola. Depois do atendimento médico, ele foi encaminhado à Central de Flagrantes para as medidas legais.
A GCM informou que o afastamento do guarda faz parte de um procedimento padrão, que inclui acompanhamento psicológico e reciclagem profissional.