A Globo ainda não desistiu da ideia de transmitir um dos maiores eventos do mundo neste ano. O Oscar 2025 poderá voltar à TV aberta após quatro anos.
A informação foi divulgada pelo UOL, que declarou que tanto a Disney, responsável pelos direitos da transmissão mundial, como o grupo Globo não descartam a possibilidade de um acordo.
A publicação ressaltou que o interesse do Plim Plim tem uma motivação importante: à indicação de Ainda Estou Aqui, dirigido por Walter Salles, a três categorias do Oscar, incluindo melhor filme e melhor atriz, com Fernanda Torres.
A detentora dos direitos de imagem, até o momento, licenciou a transmissão do evento em TV por assinatura e streaming para a Warner, dona do canal TNT e da plataforma Max.
No entanto, para a TV aberta, a empresa ainda não fechou um acordo. A Globo, por sua vez, transmitiu o evento em cadeia nacional pela última vez em 2021. Em 2022, o Oscar só chegou pelo canal atrás do Globoplay.
Em nota, porém, a emissora carioca declarou que “a cobertura da premiação está em definição”. Já a Disney disse ao UOL que “embora os direitos de transmissão para TV aberta estejam disponíveis, nenhum acordo foi finalizado”.
O problema da Globo sobre a transmissão do Oscar
O grande problema do canal aberta tem relação com o Carnaval. Neste ano, o Oscar será realizado em 2 de março, pleno domingo da folia e primeiro dia de desfiles do grupo especial das escolas de samba do Rio de Janeiro.
Para a publicação, uma fonte ressaltou: “A Globo quis manter a janela de streaming, mas a Warner (dona da TNT) viu que o Globoplay estava com mais audiência e fez um acordo regional para o continente inteiro, visando também a janela de streaming”.
“Eu não vejo o Amauri Soares, que é quem coordena essa janela de programação da Globo, muito entusiasmado em fazer uma meganegociação para comprar os direitos do Oscar. Mas não é um produto absolutamente caro. Deve estar sendo negociado abaixo de US$ 500 mil (o equivalente a quase R$ 3 milhões), então pode ser que tenha alguma reviravolta ainda”, disse ainda.
Escrito por
Luiz Fábio Almeida
Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É editor-chefe e colunista do RD1, onde escreve sobre TV, Audiências da TV e Streaming. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser encontrado através do email [email protected]