Neste domingo (13), os telespectadores vão notar uma mudança pouco comum nas grades de programação da Globo e da Record.

As duas principais emissoras do país precisaram ajustar seus horários por conta de um detalhe técnico envolvendo o Brasileirão, alterando partidas e reorganizando suas transmissões esportivas em função do regulamento da CBF.
Conforme já infomou o RD1, a Globo, tradicionalmente acostumada a exibir os jogos dominicais às 16h, transmitirá São Paulo x Cruzeiro e Grêmio x Flamengo excepcionalmente às 17h30.
O motivo para a alteração está diretamente ligado à exigência de descanso mínimo de 66 horas entre as partidas, conforme as regras da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), segundo o FutnaTV.
O São Paulo entrou em campo pela Libertadores na última quinta-feira (10), enfrentando o Alianza Lima às 21h30. Para que o clube cumpra o intervalo regulamentar antes de retornar ao campo, o confronto contra o Cruzeiro precisou ser postergado.
Para manter a coerência na grade de exibição nacional, a Globo decidiu também realocar o jogo entre Grêmio e Flamengo para o mesmo horário de 17h30, garantindo equilíbrio nas transmissões e mantendo sua estrutura regionalizada de exibição.
Record segue a linha da Globo
A mudança feita pela Globo teve efeito cascata. A Record, que também detém os direitos de transmissão do Brasileirão em algumas praças, adiou o jogo entre Fortaleza e Internacional.
A partida, antes marcada para 18h30, foi remarcada para às 20h, evitando assim o confronto direto com o novo horário da Globo.
A movimentação conjunta entre as emissoras revela não só a influência da tabela do futebol sobre a televisão aberta, mas também a importância das estratégias de audiência.

Escrito por
Luiz Fábio Almeida
Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É editor-chefe e colunista do RD1, onde escreve sobre TV, Audiências da TV e Streaming. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser encontrado através do email [email protected]