Seja Bem Vindo - 25/02/2025 19:01

  • Home
  • Cidades
  • Fera Palace Hotel, em Salvador, une gastronomia exemplar e muito conforto

Fera Palace Hotel, em Salvador, une gastronomia exemplar e muito conforto

Símbolo da hotelaria de luxo de Salvador e da Bahia, o Fera Palace Hotel nasceu como Palace Hotel em 1934. Não demorou para que se imortalizasse como o primeiro hotel deste nível na capital baiana, com arquitetura e decoração Art Déco minuciosamente trabalhadas.

A imponência no Centro Histórico de Salvador era vista de longe e a história já estava feita com ajuda do próprio endereço, na esquina da Rua Chile, o logradouro mais antigo do Brasil. Ícones nacionais e internacionais ajudaram a cimentar os anos dourados do hotel, de Carmen Miranda e Grande Otelo a Pablo Neruda e Orson Welles.

Com a chegada dos anos 1980, o local passou por um declínio junto do esvaziamento do centro. As portas foram fechadas, até que em 2012 veio o respiro: a Fera Investimentos adquiriu o prédio de oito andares e, para a nossa sorte, deu-lhe uma nova vida.

Renascimento e sofisticação

O renascimento deu-se em 2017 com a inauguração do Fera Palace Hotel, fato que impulsionou a requalificação do entorno. A alma pomposa dos anos 1930 ainda está aqui e começa pelo lado de fora: a fachada, tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), tem adornos originais e mais de 640 janelas de madeira maciça.

Já o interior mescla decoração Art Déco com elementos baianos – até o antigo armário de correspondência, atrás do balcão da recepção, foi preservado e nos leva para um passado charmoso. Piso em mosaico preto e branco e esculturas da artista plástica baiana Nádia Taquary, que misturam madeira, búzios, palhas, miçangas, ouro e prata, ditam o tom do lobby.

Além da atmosfera, a sofisticação do passado continua viva por meio do atendimento cordial e atencioso, isso sem falar do rooftop, que serve como um camarote para pores do sol de fazer inveja.

E o melhor: tudo isso é embalado por um sabor delicioso, já que o programa gastronômico é chefiado pela dupla Fabrício Lemos e Lisiane Arouca. Eles estão por trás do Grupo Origem, com casas como Origem e Orí na capital baiana, responsáveis por colocar Salvador no radar de importantes premiações internacionais.

Foi por conta das delícias gastronômicas do pedaço que fiz check-in no Fera para as gravações da temporada especial CNN Viagem & Gastronomia: Sabores do Brasil.

Gastronomia baiana requintada

São quatro os destinos gastronômicos dentro do hotel: o Omí Restaurante, contemporâneo, refinado e com bossa baiana no térreo, vizinho ao Lobby Bar; e o Restaurante Fera Rooftop e o Fera Lounge, ambos no rooftop.

No Omí, o deleite começa já no café da manhã, cujo buffet, aberto também a não hóspedes, é recheado de pão delícia, chipa, doces e bolos irresistíveis assinados por Lisiane e opções quentes à la carte, como ovos do nosso jeito, omeletes, tapiocas e toast com salmão defumado, abacate, bacon e ovos.

A Baía de Todos os Santos é a grande celebração do espaço, em que, no almoço ou no jantar, podemos apreciar risoto de crustáceos com lagostins, lagosta e camarão; baião de polvo; moquecas e ostras. Mas o restaurante não vive só do mar: croquete de pato com fumeiro e creme de queijo ou ainda a carne de sol, baião de dois, farofa de tapioca e creme de queijo também estão entre os pedidos.

Subindo na cobertura, a vista para o mar é melhor aproveitada com a impecável caipirinha da casa em mãos e petiscos, como o taco de camarão e o abarajé, na boca. O Fera Lounge pode nos ajudar na tarefa durante o dia, já que fica ao lado da piscina de borda infinita com uma vista que emociona. Por lá, também é possível pedir pratos principais, como moqueca de camarão e baião de polvo, e sobremesas afetivas da Lisi, como o bolo pudim de caramelo.

Quando cai a noite, o Fera Rooftop é espaço ideal para um jantar no pôr do sol dividido em etapas. A inspiração mediterrânea com toques de Portugal, Grécia, França, norte da África e Líbano fica clara com itens como tabule, babaganoush, polvo com mandioquinha, paella de camarão e ravióli negro com cogumelos.

Os restaurantes do hotel são ótimas opções para experimentarmos o gostinho de uma Bahia refinada, que toma influências de outros cantos do mundo, e para degustarmos o trabalho da dupla de chefs, que honra a terra natal de um jeito único.

Aconchego especial


Um dos quartos do Fera Palace Hotel, em Salvador (BA)
Hotel conta com 81 apartamentos e suítes, todos com design e peças que remetem à Bahia • Leonardo Freire

O hotel dispõe de 81 apartamentos e suítes, todos com designs distintos e almas únicas. Eles variam de 18 a 101 m² e esbanjam elementos recuperados dos tempos passados, como pisos originais de taco de madeira e mármore.

Louças, metais e luminárias com aspecto de época preenchem os cômodos e estimulam o aconchego e o conforto, sensações que encontramos mesmo nos menores quartos.

A paleta de cores é clara, em tons pastéis, e a identidade baiana é reforçada por meio de materiais regionais que vão do linho ao sisal, passando pelo algodão. A Bahia ainda é inserida para dentro dos nossos quartos através da fotografia, já que fotos de Akira Cravo que retratam a vida e a cultura no estado estão penduradas nos apartamentos.

Em 2024, o Fera Palace Hotel apagou as velinhas e comemorou os 90 anos de trajetória. Com tanta vitalidade, espero que as próximas décadas sejam ainda mais célebres, com novos capítulos históricos e a hospitalidade de sempre.

Fera Palace Hotel
Rua Chile, 20 – Centro Histórico, Salvador – BA / Tel.: (71) 3036-9200 / Reservas via site e pelo e-mail: reservas@ferahoteis.com.

Ilha no céu? Dubai terá resort com piscinas termais e jardim suspenso

 



Clique aqui para ver a Fonte do Texto

VEJA MAIS

Fera Palace Hotel, em Salvador, une gastronomia exemplar e muito conforto

Símbolo da hotelaria de luxo de Salvador e da Bahia, o Fera Palace Hotel nasceu…

Globo leva rasteira inesperada da Disney ao assumir transmissão aguardada na TV

De olho na possível conquista de Fernanda Torres e Ainda Estou Aqui no Oscar 2025,…

Como a LFU passou por SBT, Record e Globo antes de alcançar faturamento bilionário

A LFU (Liga Forte União) conseguiu uma série de acordos com canais como Record e…