A permanência de José Luiz Datena no SBT está por um fio. De acordo com o senador Jorge Kajuru (PSB-GO), amigo pessoal do apresentador há mais de cinquenta anos, ele recebeu uma proposta “irrecusável”.
A revista Veja informou que o senador declarou que Datena foi alvo de decisão da RedeTV! para deixar ocomando do Tá na Hora, jornal que apresenta desde dezembro de 2024.
Segundo Kajuru, o amigo se reuniu para um almoço em São Paulo na última terça-feira (25) com os executivos da RedeTV!, Amilcare Dallevo Jr. e Amilcare Dallevo Neto, que demonstraram forte interesse em contratá-lo.
“A proposta da RedeTV! é muito boa. Para a TV brasileira de hoje é irrecusável. O SBT está pagando muito mal”, declarou o senador.
Diferença salarial pesa na decisão com Datena
A situação financeira também seria um fator decisivo. Segundo Kajuru, Datena chegou a ganhar R$ 1 milhão por mês na Band, mas hoje recebe no máximo R$ 200 mil no SBT.
O corte é significativo para um dos nomes mais conhecidos do jornalismo televisivo. “Ele ficou numa situação que não tem como não aceitar”, reforçou o parlamentar.
A resposta final à RedeTV! deve ser dada até a próxima segunda-feira (29). No entanto, ainda há um impasse: o horário do novo programa.
Enquanto a RedeTV! quer Datena no horário do almoço, o apresentador, que está com 68 anos, prefere trabalhar no final da tarde, para passar mais tempo com a esposa e reduzir a carga diária.
SBT em crise e sem estrutura
Kajuru também fez críticas à atual situação do SBT, alegando que Datena não tem estrutura suficiente para comandar o Tá na Hora com a qualidade que gostaria.
“Outro dia, ele ficou três horas falando do sequestro em São Paulo porque não tinha equipe para fazer nada”, revelou o senador. O apresentador estaria frustrado com a falta de apoio técnico e jornalístico da emissora de Silvio Santos.
Nos próximos dias, Datena pretende conversar com Ratinho, que intermediou sua contratação pelo SBT, e também com as filhas de Silvio Santos, para justificar sua possível saída.

Escrito por
Luiz Fábio Almeida
Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É editor-chefe e colunista do RD1, onde escreve sobre TV, Audiências da TV e Streaming. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser encontrado através do email [email protected]