Além do Dia do Trabalhador, a data 1º de maio também é marcada pelo Dia da Literatura Brasileira. A celebração foi escolhida para este dia por conta do nascimento do escritor José de Alencar, responsável por clássicos como “O Guarani” e “Iracema”.
Para comemorar a data, a CNN listou algumas obras recentes da literatura nacional. Entre os escolhidos, estão lançamentos sobre a história do país e de autores como Marcelo Rubens Paiva, autor de “Ainda Estou Aqui”.
Veja abaixo.
Confira 5 lançamentos de autores nacionais para o Dia da Literatura Brasileira:
“O Novo Agora”, de Marcelo Rubens Paiva
Marcelo Rubens Paiva publicou seu novo livro “O Novo Agora” em 2025. Na obra, o escritor fala sobre paternidade enquanto utiliza memórias e acontecimentos familiares ao mesmo tempo que pinta um retrato recente do Brasil.
Após relatar seu acidente em “Feliz Ano Novo” e a luta de sua mãe Eunice Paiva em “Ainda Estou Aqui” – cuja adaptação para o cinema rendeu ao Brasil seu primeiro Oscar -, Rubens Paiva se coloca agora no papel de pai, dificuldades de um casamento e o impacto da pandemia e outros acontecimentos no relacionamento complexo no âmbito familiar.

- Título: “O Novo Agora”
- Autor: Marcelo Rubens Paiva
- Editora: Alfaguara
- Número de páginas: 272
“Cartografia para caminhos incertos“, de Ian Fraser
Finalista do Prêmio Jabuti em 2023, Ian Fraser lançou em maio de 2025 seu segundo romance. “Cartografia para caminhos incertos” conta a história de Mané, que vive em uma cidade itinerante e que quer ser poeta, mas que abandona sua cidade ao tentar viver um amor.
Ao tentar reencontrar a cidade em movimento, Mané sai por uma jornada pela Bahia em que conhece novos lugares e pessoas.

- Título: “Cartografia para caminhos incertos”
- Autor: Ian Fraser
- Editora: Intrínseca
- Número de páginas: 192
“Caderno de Ossos”, de Julia Codo
De Londres para São Paulo, a volta da protagonista para casa se transforma num mergulho de memória ao encontrar um caderno escrito por uma tia. “Caderno de Ossos” então aborda o desaparecimento pela Ditadura Militar no Brasil e a vala clandestina em Perus, bairro da capital paulista, que foi utilizada para esconder mais de mil mortos dentre presos políticos.

- Título: “Caderno de Ossos”
- Autor: Julia Codo
- Editora: Companhia das Letras
- Número de páginas: 216
“Ozymandias”, de José Roberto Castro Neves
Em seu primeiro romance, José Roberto Castro Neves traz a mitologia grega para contexto brasileiro. Na fictícia cidade de Ateninhas, a obra aborda momentos da formação da identidade nacional como a colonização e a escravidão para então mostrar atualidade e a questão que sempre apareceu nos contos gregos: podemos escapar o destino?

- Título: “Ozymandias”
- Autor: José Roberto de Castro Neves
- Editora: Intrínseca
- Número de páginas: 256
“A Construção”, de Andressa Marques
O romance de estreia de Andressa Marques conta a história de Jordana, uma das primeiras cotistas de universidades públicas do Brasil. Nascida na cidade-satélite Taguatinga, a protagonista enfrenta os desafios de integrar o ambiente universitário na condição de cotista ao ingressar na Universidade de Brasília (UnB), num romance que aborda desigualdade, cultura popular e busca por identidade.

- Título: “A Construção”
- Autor: Andressa Marques
- Editora: Nós
- Número de páginas: 192
“Conclave”: livro foi publicado no Brasil por sugestão de Jô Soares