Seja Bem Vindo - 20/02/2025 16:18

  • Home
  • Cidades
  • Defesa Civil de Salvador em parceria com o Iphan realiza vistoria nos imóveis históricos

Defesa Civil de Salvador em parceria com o Iphan realiza vistoria nos imóveis históricos

Por Notícias da Bahia – Foto  Arquivo Codesal

 

O Centro Histórico de Salvador abriga imóveis antigos que, ao longo dos anos, passaram por um acelerado processo de degradação, principalmente pela falta de manutenção por parte dos proprietários. Muitos destes imóveis estão totalmente abandonados, a grande maioria tombados, representando risco iminente para moradores e transeuntes.

Uma força tarefa da Defesa Civil de Salvador (Codesal) e do Instituto do Patrimônio Artístico Nacional (Iphan) realizou, ao longo da semana, a varredura de imóveis históricos tombados pela autarquia federal e identificados pelo Projeto Casarões da Codesal como de risco alto (206) e muito alto (81).

As vistorias realizadas buscam identificar a evolução de manifestações patológicas nas edificações e estruturas físicas que possam acarretar em ocorrências de desabamento e incêndio, elaborando diagnósticos e pontuando soluções para o enfrentamento do problema.

No total, foram vistoriados 106 imóveis (casarões, museus, conventos, igrejas) ao longo da semana, de risco alto e muito alto. As principais patologias identificadas foram deterioração em estruturas de madeira das coberturas e assoalhos; oxidação de ferragens com desprendimento de reboco em paredes e lajes; infiltrações generalizadas e fissuras e rachaduras em alvenarias.

Das 14 igrejas vistoriadas, oito foram interditadas, sendo que a igreja de São Francisco não está inserida nesses números por ter sido vistoriada e interditada na semana passada.

Igrejas interditadas ao longo da semana:

Igreja de São Miguel; paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem; igreja Nossa Senhora da Ajuda; igreja e Convento dos Perdões; igreja de São Bento da Bahia; igreja dos Quinze Mistérios; igreja da Ordem Terceira do Carmo e convento Santa Clara do Desterro.

Na chamada mancha de tombamento do Iphan, há um total de 2.017 imóveis históricos tombados, sendo que a maioria – 1.687 – é formada por casarões, além de quatro (4) igrejas, já interditadas por apresentarem risco muito alto.

“Essas vistorias são feitas continuamente e visam mitigar o risco de desabamento e incêndio nos diversos imóveis localizados no Centro Histórico e seu entorno, sendo que notificamos os proprietários e órgãos responsáveis pela manutenção do patrimônio cultural”, explica o diretor-geral da Codesal, Sosthenes Macêdo.

Projeto Casarões

O Projeto Casarões atua de forma preventiva, por meio de vistorias periódicas somadas às solicitações registradas pelo sistema 199, ações que colaboram para a preservação do patrimônio histórico-cultural do município, de inestimável valor cultural”.

Já foram vistoriados e georreferenciados 2.969 casarões dos quais 109 encontram-se em risco muito alto; 342, alto; 1.656, médio; 677, baixo e 185, sem risco.

As vistorias são feitas a partir de demandas dos moradores ou proprietários, por iniciativa da Codesal ou de solicitações feitas por órgãos parceiros. Todas as inspeções, independentemente de o imóvel ser particular ou público, são realizadas envolvendo análise técnica, executadas por profissionais habilitados.

Segundo a Defesa Civil de Salvador, os proprietários e moradores são notificados e orientados a deixar os imóveis, quando ocupados, e realizar a recuperação das edificações. O Iphan e o Ipac também são continuamente informados sobre as condições dos imóveis localizados nas poligonais de tombamento.

Ao menor sinal de risco, os ocupantes desses imóveis devem solicitar vistorias pelo telefone gratuito 199.



Clique aqui para ver a Fonte do Texto

VEJA MAIS

Bruna Marquezine: relembre os namoros famosos, além de João Guilherme

O relacionamento entre Bruna Marquezine, 29, e João Guilherme, 23, chegou ao fim nesta quarta-feira…

Daniela Beyruti marca reunião definitiva com Boninho; o que ele deve fazer no SBT?

Daniela Beyruti está com a sala de reuniões do SBT pronta para receber Boninho e…

Jessica Simpson fala de nova música e fim de casamento: “Eu cresci muito“

Aos 44 anos, Jessica Simpson tem música nova chegando e afirma que isso está ajudando…