A escritora argentina Camila Sosa Villada, de 42 anos, lançará mais um livro no Brasil em junho deste ano, quando estará em São Paulo para participar da Feira do Livro 2024.
A obra “A viagem inútil: trans/escrita” é um ensaio autobiográfico no qual Camila resgata memórias importantes da infância dela em Córdoba para refletir sobre literatura, escrita, família, pobreza e a relação entre elas.
A escritora dialoga ainda com quem tem a leitura como algo essencial. Pessoas que, como ela, conhecem o “poder do prazer da solidão” proporcionado pelos livros, seu primeiro refúgio contra a pobreza de sua infância, a tristeza da mãe e a violência do pai.
Num exercício de autoinvestigação franco e poético, em que sensibilidade e consciência social se combinam, a escritora reconhece na criação literária um gesto de resistência e autopreservação.
“Eu digo: primeiro a escrita, depois a tristeza. E é uma vitória sobre esse desígnio da minha família que nunca aceitou sua pobreza: primeiro eu soube escrever e depois aprendi a ficar triste”, diz.
O livro, que tem tradução de Silvia Massimini Felix, será lançado pela editora Fósforo no dia 18 de junho.
Camila Sosa Villada é autora do premiado livro “O Parque das irmãs magníficas” e da coletânea de contos “Sou uma tola por te querer”.
Ela é um dos principais nomes já confirmados para participar da Feira do Livro 2024, que ocorrerá no Pacaembu, na região central de São Paulo, de 29 de junho a 7 de julho.
Compartilhe: