Mania de Você estreou em setembro e após 1 mês no ar mostrou um problema enfrentado há muito tempo pela Globo e pelos outros canais da TV aberta: a falta de uma medição adequada nos índices do Ibope.
Na casa dos 23,0 pontos de audiência, Mania de Você fez a direção da emissora carioca recordar a má fase vivida com Um Lugar ao Sol, novela exibida no momento mais preocupante da pandemia de Covid-19.
O streaming cresceu como nunca no período, mas o Ibope não alcançou uma métrica 100% transparente, sem uma contagem precisa da audiência.
Os desafios da Globo, Record, SBT, Band e demais canais para entender o público se tornaram muito maiores. E também deixa a pergunta se os números atuais representam a realidade.
Brasil precisa entender a “nova” audiência da TV
Virou um assunto muito sério nos bastidores da TV qual o melhor caminho para desmembrar os números do streaming, principalmente porque o acumulado de todas as plataformas se tornou vice-líder de audiência na Grande São Paulo, a principal prala do país, com ampla vantagem para Record e SBT.
A audiência de Mania de Você virou o grande exemplo, mas o remake de Renascer passou pelo mesmo problema, assim como o remake de Renascer (2024), Terra e Paixão (2023) e as tramas anteriores.
Escrito por
Paulo Carvalho
Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter e é especialista em Audiências da TV e TV aberta. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].