Jude Bellingham, meio-campista inglês do Real Madrid, foi suspenso por duas partidas por insultar verbalmente a arbitragem durante o empate por 1 a 1 com o Osasuna, por LaLiga, no sábado (15), informou a Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF) nesta quarta-feira (19).
O jogador merengue de 21 anos foi expulso pelo árbitro José Munuera Montero, que considerou que Bellingham havia usado linguagem ofensiva.
Embora o meio-campista e o técnico Carlo Ancelotti tenham dito que o árbitro estava enganado, o Comitê Disciplinar da RFEF não concordou e impôs a punição por “atitudes de desrespeito ou falta de consideração para com os árbitros”.
O Real Madrid disse que vai apelar para tentar ter Bellingham disponível para as partidas contra Girona e Betis.
O incidente desencadeou um debate improvável na mídia espanhola sobre tradução e interpretações culturais de palavrões em inglês.
Também alimentou uma rixa entre o Real Madrid e as autoridades do futebol espanhol depois que os merengues apresentaram uma carta de reclamação contra os árbitros de LaLiga por uma suposta série de decisões injustas.
A RFEF emitiu um comunicado na terça-feira (18) dizendo que os árbitros estavam enojados com os ataques que Montero recebeu desde a expulsão de Bellingham.