Com acumulados de chuva superiores a 100 mm em algumas regiões, Salvador entrou em nível de atenção nesta sexta-feira (2). A vice-prefeita Ana Paula Matos visitou a sede da Defesa Civil (Codesal), na Avenida Bonocô, para acompanhar o trabalho das equipes e reforçar o compromisso da gestão com a segurança da população, principalmente nas áreas de risco.
“Estamos em nível de atenção, com todas as equipes da Defesa Civil mobilizadas e atuando 24 horas por dia para responder com agilidade e preservar vidas”, afirmou a vice-prefeita.
Entre as áreas mais atingidas estão Barro Duro – Fundac (118 mm), Praia do Flamengo (91,6 mm), Periperi (91 mm) e Ilha de Bom Jesus dos Passos (88,6 mm). Rajadas de vento chegaram a 60,5 km/h.
Monitoramento e prevenção
O diretor-geral da Codesal, Sosthenes Macêdo, destacou que Salvador está mais preparada para enfrentar eventos climáticos, com investimentos em tecnologia como o Cemadec (Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme) e o Cepdec (Centro de Pesquisas da Defesa Civil).
“A prioridade da Defesa Civil é clara: preservar vidas”, enfatizou Macêdo.
As ações seguem o Plano Preventivo da Defesa Civil (PPDC), com engenheiros e geólogos atuando nas comunidades de Mamede, Creche, Moscou I e II, Bosque Real, Olaria e Mangabeira. Foram identificados riscos como muros inclinados, rachaduras e árvores prestes a cair.
Em 24h, a Codesal recebeu 100 solicitações, incluindo:
-
34 ameaças de deslizamento
-
19 ameaças de desabamento
-
12 deslizamentos de terra
Previsão e cuidados
A previsão até sábado (3) é de chuvas moderadas a fortes, com 90% de chance de precipitação a qualquer hora do dia. No domingo (4), há 40% de chance de chuvas fracas a moderadas.
A Salvamar também emitiu alerta para riscos no banho de mar durante o fim de semana chuvoso. Jaguaribe, Piatã e Itapuã são as praias com maiores perigos neste período.
“O mar fica mais agitado, com correntes de retorno fortes, além do risco de raios durante as chuvas. A orientação é evitar o banho de mar e procurar abrigo”, alertou o coordenador da Salvamar, Kailani Dantas.
Emergência
A Codesal mantém plantão 24h e pode ser acionada gratuitamente pelo número 199.