A influenciadora Fabiana Justus, 38, atualizou seu estado de saúde após transplante de medula que realizou em março de 2024, e deu detalhes sobre algumas reações que teve após cirurgia.
O transplante aconteceu após Fabiana ser diagnosticada com leucemia mieloide aguda. Durante a sua recuperação, a influenciadora sofreu uma reação ao transplante, e isso fez com que precisasse tomar uma medição mais forte, e por isso, fosse necessário mudar alguns hábitos de sua rotina.
Em seu perfil no Instagram, a empresária revelou que sofreu com GVHD, conhecida como doença do enxerto contra hospedeiro aguda, uma síndrome que acontece em pacientes transplantados justamente com medula óssea e que recebem linfócitos imuno-competentes. “Eu fiquei com GVHD, e é assim: a medula ataca algumas partes do corpo do receptor da medula, que entra no corpo, e não reconhece aonde ela está. Isso por mais compatível que [a medula] seja”, desabafou.
Mesmo sendo compatível com seu doador, as chances desse tipo de reação são altas. “Uma forma de controlar é tomando corticoide […] Só que são doses altas e quando tomado em doses altas, o corpo sente de várias maneiras“, continuou a influenciadora.
Para lidar com as consequências pós-transplante e tratar o GVHD, Fabiana revelou que mudanças na dieta e também na rotina foram necessárias. Além de uma dieta cetogênica — que visa reduzir a ingestão de carboidratos e aumentar gorduras, com moderação de proteínas —, a influenciadora afirmou que exercícios frequentes se tornaram parte do seu dia a dia.
Apesar da reação, Fabiana continua o tratamento com afinco e tranquilizou os fãs ao final de sua série de stories no perfil: “O importante é que estou bem, e o GVHD está controlado!”.
Fabi Justus se emociona ao contar sobre contato com doador de medula