As fortes chuvas que atingem Salvador continuam nesta quinta-feira (08). Somente nas últimas três horas, mais de 50 milímetros foram registrados em bairros como Federação, Brotas e Chapada do Rio Vermelho. Segundo a Defesa Civil de Salvador (Codesal), o acumulado dos últimos dias já ultrapassa os 400 milímetros em alguns pontos da cidade, superando a média do mês de maio.
Com o solo saturado, aumentam os riscos de deslizamentos de terra. “O solo já está encharcado, bastante saturado, e processos de deslizamento de terra começam a iniciar em diversos bairros da nossa cidade”, alertou Sosthenes Macedo, diretor-geral da Codesal. Ele orienta que, ao notar qualquer alteração no ambiente, moradores deixem o local e acionem os profissionais habilitados da Defesa Civil, como engenheiros, arquitetos ou geólogos.
Siga nosso Canal no WhatsApp para mais notícias da Bahia, do Brasil e do mundo
Ainda segundo Sosthenes, as chuvas devem continuar ao longo da manhã desta quinta-feira, com tendência de enfraquecer à tarde. A previsão é de melhora no tempo entre sexta e domingo, mas com possibilidade de novas pancadas. “Maio é o mês mais chuvoso do ano, com média histórica de 302,2 milímetros, e já superamos essa marca”, afirmou.
A Codesal reforça o pedido de atenção da população e orienta que qualquer sinal de risco seja comunicado imediatamente. “Para que a chuva passe e nós estejamos em segurança, atenção total”, concluiu o diretor. Em emergência, disque 199.