A transmissão da Globo de Flamengo x Corinthians, neste domingo (27), pelo Campeonato Brasileiro, virou assunto nas redes sociais — e não apenas pelo clássico em campo.
Como parte das comemorações de seus 60 anos, a Globo promoveu ações especiais antes da partida, mas uma delas, envolvendo o uso de inteligência artificial, gerou polêmica e até desconforto entre os telespectadores.
Pouco antes da bola rolar no Maracanã, a emissora usou IA para reproduzir a voz do lendário narrador Léo Batista, que faleceu neste ano, narrando os gols da rodada do sábado (26).
A ação, que tinha o objetivo de prestar uma homenagem, dividiu opiniões e provocou uma enxurrada de comentários nas redes sociais. Muitos internautas classificaram a iniciativa como “assustadora” e “estranha”, questionando os limites do uso da tecnologia.
“A Globo recriou a voz do narrador Léo Batista usando uma IA para narrar os gols dos jogos de ontem. Rapaz… isso me assusta”, escreveu um usuário no X (antigo Twitter).
Uma homenagem ao GRANDE Léo Batista 🥺🫶 #TVGlobo60Anos pic.twitter.com/OiYtA86D0M
— TV Globo 📺 (@tvglobo) April 27, 2025
A comemoração da Globo
Além da homenagem com IA, a Globo apostou em uma grande festa de integração entre esporte e entretenimento.
Belo se apresentou no gramado do Maracanã, atrás do gol do Setor Sul, levando música ao pré-jogo. A transmissão começou 50 minutos antes da partida, com Luis Roberto no comando da narração, vestindo uma camisa especial que trazia a logomarca histórica da emissora de 1965.
O mascote Globolinha também marcou presença, relembrando a identidade visual da Globo nos anos 80 e 90.
Entre outras ações comemorativas, a emissora resgatou antigos placares históricos e trouxe de volta a execução dos hinos dos clubes após os gols — algo muito pedido pelos fãs mais nostálgicos.

Escrito por
Luiz Fábio Almeida
Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É editor-chefe e colunista do RD1, onde escreve sobre TV, Audiências da TV e Streaming. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser encontrado através do email [email protected]