Regina Duarte e a Globo fizeram as pazes de uma vez por todas. A atriz é cotada para uma próxima novela do canal e também será destaque na nova temporada do Conversa com Bial.
Cotada para um dos papéis principais de Três Graças — novela que substituirá o remake de Vale Tudo —, a famosa está cada vez mais próxima de retomar seu espaço na emissora que marcou sua trajetória.
A reaproximação ganhou força com a participação da atriz na estreia da nova temporada do programa Conversa com Bial, marcada para ir ao ar na próxima segunda-feira (21). A entrevista promete ser um marco simbólico desse reencontro com a antiga casa.
Como será a entrevista com Regina Duarte?
Durante a conversa com Pedro Bial, Regina relembra momentos emblemáticos de sua carreira, como o veto à primeira versão de Roque Santeiro, em 1975, que foi censurada antes mesmo de estrear.
Ela revela que participou de uma comitiva de artistas que foi até Brasília para tentar convencer o governo da época a liberar a novela, mas o esforço foi em vão.
“Eu me lembro muito de termos ido à Brasília, com o diretor da Globo, alguns colegas de elenco, pedir a liberação para a exibição de Roque Santeiro, e foi uma excursão muito frustrante. O presidente Ernesto Geisel nem nos recebeu, mandou alguém, ficamos bastante tempo numa sala esperando, não vinha ninguém falar com a gente”, recorda.
“Foi esquisito. Foi no Jornal Nacional de um domingo que anunciaram que a novela não iria mais ao ar”, acrescenta.
A experiência marcante foi compensada uma década depois, quando Regina voltou à trama, agora liberada, para interpretar a inesquecível Viúva Porcina — papel que a consagrou e que, originalmente, seria de Betty Faria.
O afastamento da atriz
A presença de Regina no programa também marca seu retorno ao ambiente artístico após um período de afastamento.
Em 2020, ela rompeu seu contrato de longa data com a Globo para assumir o cargo de secretária de Cultura no governo de Jair Bolsonaro (PL), decisão que gerou enorme repercussão. Sua permanência no cargo durou apenas dois meses e meio, sendo substituída pelo também ator Mario Frias.
Desde então, Regina se manteve longe da televisão e passou a se dedicar às artes plásticas. Criou um site para vender suas obras, promovendo exposições e eventos ligados à nova atividade. Suas criações, feitas principalmente com materiais recicláveis, variam de R$ 100 a R$ 25 mil.

Escrito por
Luiz Fábio Almeida
Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É editor-chefe e colunista do RD1, onde escreve sobre TV, Audiências da TV e Streaming. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser encontrado através do email [email protected]