A Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) anunciou, nesta quinta-feira (27), o autor homenageado no evento deste ano: Paulo Leminsky.
A escolha do autor que será homenageado pela Flip costuma representar um convite para que os leitores conheçam ou revisitem suas obras, além de possibilitar conhecer mais sobre sua vida e trabalho durante o Ciclo do Autor Homenageado, que antecede a Festa.
Outros poetas brasileiros já foram escolhidos, como Vinícius de Moraes, Manuel Bandeira, Carlos Drummond de Andrade, Ana Cristina Cesar, Hilda Hilst e Maria Firmina dos Reis.
Neste ano, a 23ª edição da Flip acontece entre os dias 30 de julho e 3 agosto.
Saiba mais sobre Paulo Leminski
Leminski nasceu em Curitiba, em 1944. Além de autor, ele foi uma forte presença na cena cultural e literária brasileira, trabalhando junto ao mercado editorial e à indústria musical.
Ele foi escritor, tradutor, biógrafo, crítico literário e músico. Leminski trabalhou na editora Brasiliense e também fez parcerias com grandes nomes da música brasileira, como Caetano Veloso, Moraes Moreira, Jorge Mautner, Guilherme Arantes e Itamar Assumpção.
Ele publicou “Catatau”, seu romance de prosa experimental, em 1975. No entanto, foi na poesia que o autor se consagrou.
“A poesia é uma expressão muito cara ao Brasil, país que tem uma relação tão íntima com a música, e o Leminski é uma espécie de embaixador dessa relação, por sua compreensão profunda de que a poesia e a música se misturam para comunicar melhor”, disse a curadora literária Ana Lima Cecilio, em comunicado.