Astro do Dallas Mavericks, Kyrie Irving diz estar em “processo de luto” após a chocante notícia do fim de semana de que a equipe havia trocado Luka Doncic para o Los Angeles Lakers.
Em uma das trocas mais surpreendentes da história da liga, os Mavericks enviaram Doncic, Maxi Kleber e Markieff Morris para os Lakers em troca de Anthony Davis, Max Christie e a escolha de primeira rodada do draft de 2029 do time de Los Angeles.
Falando após a derrota do Dallas para o Philadelphia 76ers nesta terça-feira (4), Irving admitiu que ficou “realmente chocado” quando soube da notícia da troca, assim como a maioria da comunidade da NBA.
“Você simplesmente não imagina que vai se preparar para dormir e então recebe uma notícia dessas”, disse Irving aos repórteres depois de marcar 34 pontos em 42 minutos na derrota por 118 a 116 para os 76ers. “Ainda é um processo de luto. Sinto falta do meu hermano (“irmão” em espanhol)”.
“Tivemos muito tempo juntos, (Markieff Morris) também e Maxi [Kleber] e construímos laços que foram além da quadra de basquete. Então, se alguém em casa pode entender, quando uma ou algumas pessoas saem em uma troca, vai ser difícil e é isso que estamos enfrentando agora.”
Segundo Tim Bontemps da ESPN, que estava no jogo desta terça-feira na Filadélfia, todas as perguntas feitas a Irving focaram na troca de Doncic e nenhuma foi sobre a derrota. Irving explicou que havia sonhado em jogar com Davis em 2018 quando estava no Boston Celtics, além do desejo de levar Kevin Durant para Massachusetts, mas isso nunca se concretizou.
O jogador de 32 anos também reconheceu que, embora a troca tenha sido chocante, faz parte da vida na NBA.
“Está muito acima do meu salário, e eu só tenho que me ajustar e estar pronto para receber meus novos companheiros de braços abertos e me preparar para voltar a Dallas também, para falar com nossos fãs”, disse Irving.
“Sei que eles também estão sentindo isso. Eu também estou sentindo, pessoal. Então, sim, é apenas um período de adaptação. Não quero minimizar isso ou desrespeitar nossos novos jogadores. Eles vão nos ajudar a vencer e a construir rumo a um campeonato, mas assim como todo mundo em casa, quando você vê isso de longe, dói.”
Ele acrescentou: “Este é um caso estranho na história da NBA, mas ao mesmo tempo é a natureza do nosso negócio, e é um negócio implacável. Então você tem que estar pronto para juntar os pedaços e correr em direção ao campeonato. Esse é o objetivo final e por que eu jogo, e ter outros caras que também são vencedores de campeonatos ajuda. Mas ao mesmo tempo, ainda temos que reconhecer que nosso pequeno presidente esloveno não está mais aqui, e temos que nos ajustar.”
Após a derrota de terça-feira, os Mavericks têm um recorde de 26-25 e estão fora das vagas da Conferência Oeste para os playoffs.