Por Notícias da Bahia – Foto Betto Jr./ Secom PMS
O prefeito da capital baiana, Bruno Reis (UB), participou neste domingo (2) da entrega do presente principal a Iemanjá, no Rio Vermelho, falou da dimensão da festa da Rainha do Mar, que reúne mais de um milhão de pessoas.
Durante a celebração, Bruno Reis pediu proteção a Iemanjá. “Todo mundo está vindo aqui deixar seus presentes, suas oferendas, pedir para que 2025 seja um ano de muitas vitórias e conquistas. Esse é um evento que representa a nossa história, a nossa cultura, a força da nossa fé, do povo soteropolitano. É um evento que transcende as dimensões da Bahia. Um milhão de pessoas hoje participando, já é a maior de toda a história”, disse o prefeito.
O presente principal saiu do Terreiro Olufanjá – Ilê Axê Iyà Olufandê durante a madrugada deste domingo em direção à Colônia de Pesca Z1, onde houve uma alvorada de fogos ainda no início da manhã. O presente principal permaneceu no caramanchão, local onde as pessoas tradicionalmente entregam os seus presentes para a organização em grandes balaios. Diversos gestores e autoridades municipais acompanharam o prefeito Bruno Reis e a vice-prefeita Ana Paula Matos.
O chefe do Executivo Municipal disse ainda que a Festa de Iemanjá atrai visitantes de todo o Brasil e destacou os resultados para a economia da cidade. “É uma festa que atrai turistas dos quatro cantos do Brasil e da Bahia. Nossos hoteis estão lotados, é importantíssimo para a nossa economia”, pontuou.
“Cada ano a gente vem se especializando ainda mais na realização desses grandes eventos, que são importantes para o calendário da nossa cidade, não só para o calendário cultural, religioso, para preservar a nossa história, mas também para a nossa economia. Hoje a gente recebe um mar de gente, pessoas que estão vindo de diversos lugares do Brasil e da Bahia para participar deste grande evento, para renovar a sua fé, para pedir a proteção à Rainha do Mar e, sem sombra de dúvidas, projetar Salvador ainda mais no cenário nacional e internacional”, acrescentou.