Por Redação – Foto Valma Silva/g1 BA
O volume de chuvas acumulado em Salvador nas últimas 48 horas ultrapassou o esperado para todo o mês de janeiro, segundo informações divulgadas pela Defesa Civil de Salvador (Codesal) neste domingo (12). O temporal é atribuído à Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que vem provocando chuvas na capital baiana, na Região Metropolitana e no interior do estado desde sexta-feira (10).
Dados do Centro de Monitoramento e Alerta da Codesal mostram que algumas áreas da cidade registraram mais de 120 milímetros de chuva, enquanto a média esperada para o mês é de 79,9 milímetros. Entre as localidades com maiores acumulados estão Ilha de Bom Jesus dos Passos, com 123,6 milímetros, Ilha dos Frades, com 92,8 milímetros, e Itapuã, com 89 milímetros.
Durante o período, a Codesal registrou 80 solicitações de atendimento pelo telefone 199. As principais ocorrências foram 29 ameaças de desabamento e 28 ameaças de deslizamento de terra. Até as 15h deste domingo, foram contabilizados 12 chamados, com destaque para Pau da Lima (4 ocorrências), Subúrbio e Ilhas (3) e Liberdade (3). A maioria dos registros foi de ameaças de desabamento, totalizando 6 casos.