Seja Bem Vindo - 01/02/2025 18:53

  • Home
  • Cidades
  • Festival Virada Salvador lança app “NINA” para denúncias de violência contra a mulher

Festival Virada Salvador lança app “NINA” para denúncias de violência contra a mulher

Por Redação- Foto Betto Jr. / Secom PMS

As profissionais também poderão trabalhar tranquilas, pois seus filhos serão acompanhados por equipes de profissionais preparados durante todo o evento. 

O Festival Virada Salvador 2025, que será realizado a partir desta sexta-feira (27) até terça (31), contará com uma ampla estrutura de serviços montada pela Prefeitura para atender a população que irá curtir a maior festa de Réveillon do Brasil. Os detalhes da operação foram divulgados pelo prefeito Bruno Reis (União Brasil), secretários e gestores municipais nesta quinta-feira (26), em coletiva à imprensa na Arena O Canto da Cidade, na Boca do Rio, palco dos festejos.

A novidade que chamou a atenção na coletiva de imprensa é a possibilidade de mulheres denunciarem casos de violência por meio do aplicativo Nina, que permite às vítimas um acesso mais rápido e ágil aos órgãos competentes, e também via WhatsApp. Serão espalhados pelo circuito QR Codes para acesso rápido ao app, além de totens e ventarolas para conscientização do público sobre essa questão tão delicada e importante para ser discutida. 

Bruno Reis afirmou que o festival já se consolidou no calendário da capital baiana, gerando um impacto positivo na economia. A expectativa, segundo ele, é receber 150 mil visitantes de fora do Brasil e de outros estados, chegar a 100% de ocupação da rede hoteleira e movimentar mais de R$300 milhões na economia soteropolitana.

A Secretaria de Política para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) montará um posto avançado do Centro de Atenção à Mulher, que funcionará das 19h às 7h. Este serviço oferecerá suporte psicológico, jurídico e encaminhamentos para mulheres vítimas de violência de gênero durante o evento.

Através do aplicativo Nina, as mulheres poderão denunciar casos de violência que por ventura possam sofrer durante o evento. QR Codes para acesso direto ao app serão espalhados pelo circuito, assim como em linhas de ônibus com destino ao Festival Virada. O serviço também estará conectado à Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam), que funcionará em plantão para oferecer medidas protetivas e atendimento especializado.

Já o programa Salvador Acolhe, voltado para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade ou filhos de ambulantes, será realizado na Escola Municipal Luiza Mahin (Armação), tendo capacidade inicial para 100 vagas. O espaço poderá ser ampliado em até 20% e funcionará das 7h do dia 27 até o meio-dia do dia 1º de janeiro, oferecendo recreação, apoio psicológico, assistência social e segurança, permitindo que os pais trabalhem com tranquilidade.

Além disso, distribuirá pulseiras de identificação para crianças e adolescentes, estabelecerá uma base para catalogação e devolução de documentos perdidos e prestará apoio operacional em postos de saúde e áreas de recreação destinadas aos filhos de ambulantes. A Guarda ainda atuará em integração com o sistema de monitoramento por câmeras instaladas na arena, garantindo maior agilidade na resposta a eventuais incidentes.



Clique aqui para ver a Fonte do Texto

VEJA MAIS

Orquestra Agbelas reúne 100 vozes e xequerês para celebrar Iemanjá

Por Redação – Foto Emerson Santana   A Orquestra Agbelas volta a Salvador no dia…

SBT é surpreendido por Datena, Cesar Filho e Chaves na disputa com a Band: Audiência da TV

O SBT foi surpreendido por três dos seus maiores nomes da programação atual. José Luiz…

SBT convoca Tiago Leifert e coloca novo narrador para gravar 2 programas

Escrito por Paulo Carvalho Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado…