Por Antonela Calixto- Foto Arquivo Pessoal
Durante o evento da III Feira Nordestina da Agricultura Familiar na capital baiana, no último sábado (14), o Governador Jerônimo Rodrigues (PT) afirmou que irá procurar os responsáveis para questionar sobre o descaso no cumprimento do Plano Safra.
O Governador alegou que não tinha conhecimento dos descumprimento das obrigações delegadas aos bancos e órgãos responsáveis pelo desenvolvimento do projeto. “Mas estou sabendo, recente, hoje, que algumas linhas, por exemplo, o Pronaf Água e Indústria, não tá saindo na quantidade devida. Então, é preciso que a gente chame o Banco do Brasil, o Banco do Nordeste, a Desenbahia, que já tá envolvida com a gente, pra entender o quê que a gente pode ajustar. Se a superintendência não criar uma solução, eu irei.” afirmou Rodrigues.
Jerônimo ainda disse que trata o assunto como urgência, que já planeja investir o quanto antes para desenvolver os planos, inclusive garantiu que se necessário irá colocar à disposição os fundos da Desenbahia para apoiar investimentos futuros. Ainda mencionou uma reunião que almeja realizar ainda nesta semana.
“Vou me sentar essa semana com a Desenbahia para criarmos uma linha específica de fortalecimento do que for preciso. Eu não tenho ainda no miúdo, pedindo pra que minha equipe pudesse na segunda-feira à tarde me entregar um documento, me ajudar”, disse.
Ele ainda mencionou quem ele vai convidar para participar do que ele chamou de uma reunião mais ampla. “Uma reunião mais ampla com a Casa Civil, com o planejamento, com a Fazenda para a gente poder criar um ambiente mais favorável e naturalmente a Desenbahia, criar um alinhamento com o meu governo e com o governo Lula”.