Por Yuri Abriu e Pérola Achael – Foto Valter Pontes/secom
O prefeito reeleito da capital baiana, Bruno Reis (União Brasil) comentou nesta quinta-feira (12), sobre a pesquisa que apontou a desaprovação da população ao governo de Jerônimo Rodrigues na Bahia.
Pesquisa Quaest/Genial, divulgada nesta quinta-feira (12), aponta queda na aprovação do governador Jerônimo Rodrigues (PT).
Em julho, o levantamento realizado pelo mesmo instituto, revelou que 63% dos entrevistados aprovavam a gestão. Esse percentual agora é de 54%. Os dados também mostram crescimento do índice de pessoas que acreditam que o estado está piorando.
“Pesquisa é sempre o retrato atual. Mas, não tenha dúvidas que acaba sendo um reflexo da gestão do atual governador. Eu sempre disse a vocês que quem faz um grande trabalho administrativo, tem um bom reconhecimento. Se vocês forem ver, os votos que eu tive, foram exatamente iguais as minhas aprovações do nosso governo. Eu acho que o cenário hoje é porque o governo Jerônimo, e essa pesquisa também aponta, o governo não está bem avaliado”, disse Bruno.
A margem de erro da pesquisa é estimada de 3 pontos percentuais. Foram ouvidas 1.200 pessoas de 4 a 9 de dezembro, com mais de 16 anos.
A Bahia, o Brasil e o mundo a um click de distância. Siga nosso canal do WhatsApp.
O levantamento revelou uma diversidade de opiniões sobre o desempenho de Jerônimo Rodrigues, com avaliações positivas, negativas e neutras, dependendo da região.
Na capital, 36% das pessoas avaliaram de forma negativa a gestão Jerônimo, enquanto na região metropolitana aqueles que classificam desta forma é de 21%, e no interior do estado 19%.
A avaliação positiva do governo de Jerônimo Rodrigues é mais alta na Região Metropolitana de Salvador, com 36% dos entrevistados. Na capital, esse índice é de 27%, e no interior, de 32%.
Em todo o estado, a avaliação negativa subiu de 16% em julho para 22% em dezembro, enquanto a positiva diminuiu de 38% para 32% no mesmo período. O percentual de pessoas que não souberam responder aumentou de 6% para 11% no novo levantamento.
Pesquisa Quaest
A pesquisa indica que o vice-presidente nacional do União Brasil, ACM Neto, lideraria a disputa pelo governo da Bahia contra o atual governador, Jerônimo Rodrigues (PT), se as eleições de 2026 fossem realizadas hoje.
De acordo com o levantamento, ACM Neto alcançaria 44% das intenções de voto, enquanto Jerônimo Rodrigues teria 37%. O ex-ministro João Roma (PL) registraria 3%, e Kleber Rosa (PSOL) ficaria com 2%. Os indecisos representam 6%, enquanto votos brancos, nulos ou eleitores que não votariam somam 8%.
Pesquisa Quaest aponta queda na aprovação do governo Jerônimo Rodrigues na Bahia