Por Redação – Foto Montagem | Reprodução
Diversos moradores do bairro de Águas Claras relataram terem tido suas casas destelhadas por conta de um redemoinho que atingiu a região, na manhã desta quinta-feira (5).
Em imagens que circulam nas redes sociais, moradores das ruas Celika Nogueira, Filadélfia e Loteamento Condor, mostraram como suas casas ficaram completamente destruídas com a passagem do temporal. Apesar do susto, não houve feridos.
Equipes da Codesal foram acionados e estiveram nas localidades da Rua Filadélfia e Loteamento Condor, onde informaram terem tomado as medidas necessárias para auxiliar os moradores que foram afetados pelo redemoinho.
Confira nota na íntegra:
“Equipes da Codesal foram acionados e estiveram nas localidades da Rua Filadélfia e Loteamento Condor, onde informaram terem tomado as A Defesa Civil de Salvador (codesal) realizou vistoria em três imóveis, construídos irregularmente no bairro de Águas Claras, atingidos por fortes ventos e que resultaram em destelhamento. Os moradores foram cadastrados e encaminhados para o atendimento social. No instante da vistoria foi constatado que outros imóveis foram atingidos e serão vistoriados nesta sexta-feira (4).
Entre 6h às 12h desta quinta (3) foram registradas rajadas de vento, sendo que as mais intensas foram em Itapuã (35,2 km/h | 10h35), Valéria ( 32,4 km/h | 11h30), Barro Duro (27,0 km/h | 11h45), Praia do Flamengo (27,0 km/h | 10h20) e Coutos (24,1 km/h | 11h05).
Um sistema meteorológico de baixa pressão, conhecido como cavado, foi a causa das rajadas de vento no período da manhã.
As rajadas registradas em Águas Claras foram causadas pela canalização do vento resultantes daquele sistema. As rajadas em locais próximos, como em Canabrava – Barradão (22,3 km/h | 11h55), não são consideradas fortes, mas que somadas a construção precária das casas resultaram em destelhamento, informa o Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme da Defesa Civil de Salvador (Cemadec).”