Seja Bem Vindo - 12/04/2025 02:59

Fasano abre as portas em Salvador, na Bahia

Fachada do hotel Fasano em Salvador (Foto: Mariana Belley)

O endereço é emblemático: rua Chile, em frente a Praça Castro Alves e a Baía de Todos os Santos, ao lado do cine Glauber Rocha e da estátua que homenageia Dodô e Osmar, dupla de músicos baianos responsáveis pela criação do trio elétrico e da guitarra havaiana. As menções históricas vão além: o Fasano Salvador ocupa um prédio tombado pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC) como Bem Cultural da Bahia e onde abrigou, por 45 anos, a primeira sede do jornal A Tarde. Foi aí que o Fasano abriu, no dia 15 de dezembro, as portas do primeiro hotel da rede no Nordeste.


Rooftop Fasano Salvador (Foto: divulgação)

Por ser tombado, foi necessário manter algumas características originais do edifício na sua reforma, o que só contribuiu para a belíssimo resultado final. No lobby, por exemplo, o piso e o revestimento das paredes são da época. Já o interior, além de ostentar todo o refinamento e elegância da marca Fasano, há elementos que mantém viva a história do prédio, que é da década de 1930, como as madeiras escuras das paredes, que remetem ao Jacarandá, natural da Bahia. O azul é o tom predominante na decoração. Não à toa: o apartamento 106, antiga sala da presidência do jornal, conservou o piso de taco, os painéis de jacarandá originais, os adornos de gesso e a cor das paredes, um azul bem clarinho. Foi daí que surgiu a inspiração para que o tom colorisse outras paredes, azulejos, tapetes, tecidos, cerâmicas e mais uma infinidade de detalhes charmosos. Ao todo são 11 andares que somam 70 quartos divididos em 5 categorias. As diárias começam em R$ 1.050.


Parede do restaurante que ostenta trabalhos de artistas baianos (Foto: Mariana Belley)

Lá do alto, no último andar, está a piscina com vista total para a Baía de Todos os Santos, um dos cartões postais de Salvador. Há também um deck de madeira, bar, academia e o Spa, com tratamentos assinados pela massoterapeuta e terapeuta holística Fabrícia Nogueira. Massagem relaxante, reflexologia, drenagem modeladora e etc são alguns dos serviços, todos pagos à parte.

À mesa

Aqui, a experiência começa na decoração. Há obras feitas pelas mãos de artistas baianos e fotografias de Dorival Caymmi e Jorge Amado, musico e escritor que fizeram história na Bahia, levaram o nome do Estado para além-mar e consagram sua vida cultural e social como poucos. Essa pequena exposição te convida a admirar, fotografar e querer saber mais sobre esse arsenal de sotaque baiano. Os detalhes também são repletos de riqueza: as paredes, por exemplo, têm revestimento em palha de bananeira e antigas peças de fabricação de açúcar foram transformas em lustres.


Polvo grelhado com batata (Foto: divulgação)

Nos pratos, por fim, serve-se a já clássica gastronomia do Restaurante Fasano, que leva a assinatura do restaurateur Rogério Fasano. O cardápio tem clássicos italianos, como a costeleta à milanesa, o ossobuco de vitela com vinho branco e ervas e o espaguete à carbonara. Além deles, há pratos baianos, claro, assinados pela chef Tereza Paim, também dona do Casa de Tereza, restaurante indispensável no Rio Vermelho. Para refeições mais reservadas, há a adega climatizada, de acesso fácil: através de uma escada metálica em caracol original da construção. Se você não for hóspede e quiser degustar das refeições, é livre. O café da manhã tem preço fixo: R$ 78 por pessoa. 



Clique aqui para ver a Fonte do Texto

VEJA MAIS

Cláudia Abreu revela motivo de volta às novelas após 9 anos

Após quase uma década longe das novelas, Cláudia Abreu está de volta à Globo em…

Esporte Total deixa a Band surpresa com audiência na madrugada: Ibope da TV

A surpresa da programação da Band foi os números alcançados pelo Esporte Total, programa exibido…

Bruno Reis rebate Câmara sobre revisão do PDDU

Prefeito Bruno Reis explica prazo para revisão do PPDU – Foto Jesus Souza O prefeito…