Por Redação – Foto Divulgação
O prefeito de Salvador e pré-candidato à reeleição Bruno Reis, (União Brasil), rebateu os críticos sobre falta de vagas nas creches de Salvador, na manhã desta terça-feira (20). Ele afirmou que a gestão municipal ampliou em 150% o número de vagas em creches na capital baiana – de 17 mil para mais de 40 mil.
Ademais, o titular do Palácio Thomé de Souza reiterou que, nos próximos meses, Salvador alcançará a meta de cobertura de 50% para creches, estabelecida pelo Plano Nacional de Educação (PNE) – atualmente a cobertura na cidade é de 45%, acima da média nacional (40%).
“Quando eu inaugurar as escolas que estão sendo reconstruídas, os CMEIs, vamos passar de 50%, que é o que estabelece o Plano”, afirmou ele, em entrevista à rádio Cardeal FM. “As creches comunitárias fazem parte da nossa rede. Está na LDB [Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional]. Não são entidades auxiliares; fazem parte, recebem recursos. Inclusive, eu sou o primeiro prefeito da história que está repassando a 13ª parcela, o mesmo material escolar, as duas fardas, os dois tênis, a mochila […] Todo o material pedagógico e escolar que entregamos na rede foi entregue nas escolas e creches comunitárias. E ano que vem elas vão passar a ter a mesma merenda da nossa rede”, acrescentou o prefeito.
Bruno Reis ainda criticou adversários por não estudarem sobre o tema e aparentemente desconhecerem inclusive os dados do próprio governo do Estado. “Sabe quanto tem no PPA [Plano Plurianual] do Estado para creche nos próximos quatro anos? Zero. Não vai ajudar nenhuma prefeitura do interior a construir uma creche? Não tem um real. Que moral tem para falar de creche? Acha que o povo vai acreditar?”, questionou.