O Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Estado do Rio de Janeiro (Sated-RJ), fez uma denúncia contra a Netflix e a produtora A Fábrica.
Segundo o Notícias da TV, a organização acusa o streaming e a parceira de colocar no elenco de Pedaço de Mim atores sem registro profissional e contratos não visados.
A associação afirma que as empresas descumpriram a lei 6533/78, que fala sobre a regulamentação das profissões de artistas e de técnicos em espetáculos de diversões.
Na lei, existe um parágrafo que obriga que o contrato de trabalho de tais profissionais seja visado pelo Sated-RJ. De acordo com a o sindicato, isso não foi feito.
Sem citar nomes, a organização apontou que as empresas contrataram atores que não possuem registro.
Leia acusação feita pelo Sated-RJ contra a Netflix
Em uma publicação no Instagram, o Sindicato declarou: “Contratos não visados são ilegais e só recebem atenção quando ocorrem situações trabalhistas trágicas. De que adianta produzir a novela, estrear no streaming, e A Fábrica e a Netflix não respeitarem as leis?”.
“O Sated-RJ repudia a produtora A Fábrica e a Netflix, que priorizam o lucro a todo preço em detrimento do respeito ao trabalhador da arte, e reafirma seu compromisso em defender os direitos dos artistas“, concluiu.
Escrito por
Carol Bittencourt
Caroline Bittencourt é jornalista, pós-graduada em Comunicação e Design Digital. Atua como redatora e produtora de conteúdo para as redes sociais. Colabora com o RD1 desde 2018. É especialista das editorias de Famosos, Moda e Televisão. Ama viajar, seja chegando em um novo destino ou em frente à TV assistindo uma boa série.